Alunos de todos os cursos voltados ao desenvolvimento do Setor Primário do Ifam poderão cumprir o estágio obrigatório no Idam
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) assinou na última sexta-feira (30/12), um convênio com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), pelo qual receberá os alunos de todas os cursos, para o estágio obrigatório, principalmente dos cursos voltados ao setor primário.
Com três unidades em Manaus, e presente em diversos municípios como Parintins, Tefé, Humaitá e Coari entre outros, o Ifam forma novos profissionais no ensino superior e no médio técnico.
Um dos cursos mais procurados é o de técnico em agropecuária, diretamente voltado para atuação no Setor Primário. Uma das fases importantes é o estágio, quando os alunos passam da teoria à prática, a fixação do conteúdo trabalhado nas salas de aula.
A partir de agora, o Idam, órgão responsável pela assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores, passa a receber os estudantes, fortalecendo a mão de obra qualificada e a presença de técnicos junto às famílias em suas propriedades, seja onde for.
Os estágios, no total de 100 por ano, devem ser cumpridos em carga diária de quatro horas por dia (nível médio) e seis horas (nível superior). Os estagiários não serão remunerados e ao concluírem está fase, que é obrigatória, cedem o lugar para outro aluno.
O ato solene, de assinatura do convênio, ocorreu no prédio da Reitoria do Idam, localizado na área central de Manaus, e contou com a presença do Diretor Presidente do Idam, do Reitor, e outros coordenadores do Instituto Federal.
O Ifam Amazonas possui unidade educacionais nos seguintes municípios:
Manaus
São Gabriel da Cachoeira
Parintins
Maués
Presidente Figueiredo
Tabatinga
Lábrea
Coari
Humaitá
Itacoatiara
Tefé
Eirunepé
Manacapuru
Iranduba
Boca do Acre
Centros de Referência em
Nova Olinda do Norte,
Apuí e Barreirinha.