Ação Cidadã leva saúde, qualificação e oportunidades aos moradores do Pascoal Allagio


A presença dos serviços públicos nos bairros, os investimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação e infraestrutura foram destacados pelos…

Ação Cidadã leva saúde, qualificação e oportunidades aos moradores do Pascoal Allagio
Pitter Freitas/SECOM
Ouça esta notícia IA Voz
Clique no play para ouvir a matéria por áudio

A presença dos serviços públicos nos bairros, os investimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação e infraestrutura foram destacados pelos moradores do Bairro Pascoal Allagio, na Ação Cidadã “Eu Amo Parintins” realizada nesta sexta-feira (18).

A terceira edição na região atendeu moradores dos bairros Pascoal Allagio, Nova Conquista e Lady Laura.

O prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, acompanhados do vereador Fábio Cardoso, do secretário de Saúde, Clerton Florêncio, da secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, da subsecretária de Educação, Carla Joseane, e de representantes dos bairros, reforçaram a presença da gestão municipal nas comunidades, reafirmando o compromisso de estar cada vez mais perto da população e fazer das necessidades de cada localidade uma prioridade da administração.

“Eu tenho me dedicado muito. Mas tem um investimento que é fundamental e que, de coração aberto, eu considero um dos principais da nossa Prefeitura: estar presente nos bairros, nas comunidades, olhar as pessoas olho no olho, conversar com as pessoas e escutar a nossa gente”, afirmou.

Segundo Mateus, a programação complementa os atendimentos já realizados na Unidade Básica de Saúde e amplia o acesso da população a serviços de assistência social, atendimento psicológico e jurídico, ações de beleza, rede de proteção e atividades educacionais para crianças.

Infraestrutura e expansão do asfaltamento

O prefeito também abordou as obras de infraestrutura na região. No Pascoal Allagio 1, lembrou o compromisso assumido durante a campanha de 2024 de destinar recursos para a melhoria viária do bairro. Segundo ele, o asfaltamento já avançou em uma parte da comunidade e a previsão apresentada durante o evento é de continuidade dos serviços ainda no período de verão.

Mateus citou ainda intervenções realizadas e previstas para áreas como Nova Conquista, Pascoal Allagio, Lady Laura, Jacareacanga, Tonzinho Saunier, além dos ramais do Aninga, Parananema e Macurani.

O prefeito também anunciou a expectativa de recebimento de uma nova usina de asfalto para o município, equipamento que, segundo ele, deverá ampliar a capacidade de execução de pavimentação em diferentes bairros e comunidades e a construção de uma UBS definitiva para o Bairro.

O presidente do Bairro, Leandro Cabral, ressaltou a importância do planejamento e do empenho dos profissionais para levar os serviços até os bairros. “Nossa gratidão a todos da gestão que estão conosco, nossa vida melhorou muito, inclusive com a UBS e a infraestrutura que está chegando”, agradeceu.

A vice-prefeita de Parintins, Vanessa Gonçalves, destacou o caráter itinerante da Ação Cidadã e o compromisso da gestão municipal, que para ela representa uma forma de aproximar a população dos serviços públicos.

“Quando uma ação chega aqui, além da saúde, da educação e da assistência, é um espaço de autoestima, principalmente para as mulheres. Essa é a gestão que nós queremos, humanizada perto do povo”, ressalta.

Para a secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, a cidadania significa garantir acessos aos serviços e oportunidades. Ela enfatizou a qualificação profissional por meio da oficina de brigadeiro gourmet para mais de 40 mulheres, a ampliação das ações para a população e idosos com a implantação de Núcleo na comunidade.

Rener Martins, morador do bairro, participou da oficina de gastronomia acreditando no seu potencial e na qualificação profissional. “É uma forma rápida de ganhar dinheiro. E muita gente trabalha com doces e eu quero aprender mais”, destacou.

O secretário de Saúde, Clerton Florêncio, enfatizou os serviços oferecidos na unidade de saúde que desafogam as outras unidades e hospitais.

Participaram o presidente do bairro Nova Conquista, Rosinaldo Ribeiro, presidente do bairro Pascoal Allagio, Leandro Cabral, que reconheceu a importância dos investimentos, inclusive de infraestrutura, a representante dos moradores do bairro Pascoal Allagio, Rita Pimentel, que solicitou uma academia ao ar livre.

Fonte: PMP