As estatísticas de acidentes de trânsito em Parintins, divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Vigilância em Saúde, indicam um aumento preocupante. Em 2023, foram registrados 1.745 acidentes e 11 mortes, enquanto em 2024, o número de acidentes subiu para 2.409 (aumento de 38%) e o número de mortes para 19 (alta de 72%).
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, o programa Vida no Trânsito, que reúne a Semsa, Vigilância em Saúde e a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), e o Observatório Nacional do Trânsito, ao qual o município aderiu, revelaram a gravidade da situação.
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, destacou o impacto do aumento dos acidentes no sistema de saúde e o sofrimento causado às famílias. “Além das mortes, os feridos graves, muitas vezes, precisam ser transferidos para Manaus. A imprudência no trânsito, como dirigir alcoolizado, menores conduzindo veículos e o não uso de equipamentos de segurança, como o capacete, são os principais fatores”, alertou.
A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves reforçou o compromisso com a intensificação da conscientização e fiscalização. “É crucial reforçar a obrigatoriedade do uso de capacetes e cintos de segurança, e combater a irresponsabilidade no trânsito”, concluiu o secretário.