Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Os agricultores do Amazonas afetados pelo período de estiagem interessados em plantar soja depois do dia 24 de dezembro, data em que encerra o Calendário de Semeadura do grão para a Safra 2023/2024, podem pedir autorização para o plantio excepcional da cultura. O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da estratégia fitossanitária voltada a racionalizar a aplicação de fungicidas, e prevenir a praga Ferrugem Asiática.

A Gerência de Defesa Vegetal (GDV) informa que o requerimento deve ser feito, até o dia 24 de janeiro, junto ao escritório da autarquia no município onde a propriedade está localizada. No ato da solicitação, os interessados deverão preencher um formulário disponibilizado pela Adaf, anexar cópias de documentos pessoais e da propriedade, e justificar o pedido.

O Calendário de Semeadura foi publicado, em julho deste ano, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União (DOU), e iniciou no dia 16 de setembro. A Portaria nº 840/2023 estabeleceu o período regular de plantio de soja em 21 unidades da federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A iniciativa atua de forma complementar ao período do Vazio Sanitário da Soja, vigente, no Amazonas, entre 15 de junho e 15 de setembro. Durante o período do vazio sanitário, os produtores ficam proibidos de plantar e manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.

No Amazonas, os municípios de Humaitá, Lábrea e Canutama estão entre os principais produtores de soja. O estado não possui casos registrados da praga Ferrugem Asiática.

Relacionados