A deputada estadual e primeira-dama do município de Parintins, Mayra Dias, promoveu durante a 5ª edição do Projeto Maternar, dentro da programação do “Agosto Dourado” — mês dedicado ao incentivo à amamentação —, o mamaço, momento que reuniu mães de várias idades, que receberam orientações sobre técnicas e trocaram experiências sobre a alimentação das crianças.
Sebastiana Marialva, moradora da comunidade rural Santa Clara do Quebrinha, participou do mamaço com seu filho de um mês de vida. Ela afirmou que, com as orientações do Maternar, pretende amamentar seu filho até os dois anos de idade. “Tem algumas coisas que eu não sabia e que o Maternar me ensinou. Eu venho do interior e agora vou levar essas informações para outras mulheres da minha comunidade que precisam”, disse ela.
Mayra Dias, acompanhada de sua filha de 7 meses, Maya Dias Garcia, também participou do mamaço. “Foi um momento muito lindo e importante, onde pudemos falar sobre amamentação, os benefícios, as dificuldades que as mães podem enfrentar, as técnicas para superar esses obstáculos e, claro, a troca de experiências entre as mamães”, destacou a parlamentar.
Maternar
O Projeto Maternar foi criado a partir da experiência da primeira gestação de Mayra Dias, que desejava facilitar o acesso de outras mães a informações sobre pré-natal, gestação, parto e pós-parto. Dessa forma, o projeto amplia a rede de fortalecimento dessas mães, promovendo acolhimento e cuidados com a saúde da mulher e do recém-nascido. Cento e cinquenta mães participaram da ação deste sábado, nas oficinas que abordaram os temas: cuidados ao recém-nascido, parto e amamentação, e primeiros socorros ao recém-nascido.
A autônoma Jacklene Costa, grávida de uma menina, participou pela segunda vez da programação do Maternar. “Eu voltei porque me senti muito acolhida aqui no projeto. A deputada é sempre muito amorosa e carismática. O projeto traz informações que muitas mães não conhecem. Este é um projeto muito abençoado e eu me senti realizada aqui”, disse ela.
A enfermeira Dayse Mendes destaca que a proposta do Maternar é diferenciada, pois repassa orientações para gestantes que, muitas vezes, não conseguem absorver todas as informações apenas no pré-natal. “Falamos sobre violência obstétrica, parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeiros socorros para as crianças. Essas informações são de suma importância para mudarmos a realidade das gestantes, que antes enfrentavam um cenário muito ruim e violento. Temos conseguido transformar essa realidade através da informação”, concluiu.