Os agricultores da Agrovila do Caranã, zona rural de Barreirinha, são pioneiros a trabalhar com unidade demonstrativa da cultura do abacaxi e a participar de curso sobre o cultivo, de 23 a 24 de março. O projeto é colocado em prática pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa).
De acordo com o prefeito em exercício, Ridson Barbosa, o projeto chega para fortalecer a economia dos produtores do Caranã. “Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto, que envolve um planejamento sério para levar mais uma alternativa de trabalho e renda. Todos têm oportunidade de acesso às mais modernas técnicas de cultivo de abacaxi, para aprimorar a produção”, enfatiza.
Barreirinha é o único município do Baixo Amazonas a executar o Projeto Prioritário do Abacaxi, com o plantio de 20 mil mudas na Agrovila do Caranã. “Em 12 meses, a unidade vai produzir cerca de 200 mil mudas que serão distribuídas. Nossa meta também é inserir todo esse público dentro dos programas do Governo, com compras institucionais como merenda escolar, aquisição de alimentos, entre outros”, explica o gerente do Idam, Rafael Koide.
O presidente da Agrovila do Caranã, Jodilson Lavareda, destaca a felicidade com o começo do projeto. “É uma alegria receber as equipes do Idam e da Sempa, para a implantação da Unidade Demonstrativa. Estamos empenhados para em breve colher os frutos. Esperamos que tudo se desenvolva bem. Isso representa importantes benefícios para a agricultura e também à melhoria da qualidade de vida dos nossos produtores”, finaliza.