Parintins Notícias

Parintins Notícias
Aleam homenageia personalidades e instituições que apoiam pessoas com Síndrome de Down
Foto: Divulgação Dicom
Facebook
Twitter
WhatsApp

Na tarde desta a segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente no dia 21 de março. A iniciativa é da deputada Joana Darc (PL), que na ocasião, prestou homenagens às personalidades e instituições que apoiam as pessoas com Síndrome de Down no Amazonas.

Na abertura, a deputada Joana Darc falou sobre sua proximidade com as demandas da população de Pessoas com Deficiência (PCD) e sua experiência pessoal como mãe de uma criança com Síndrome de Down. “Eu fiz um pacto com Deus de que lutarei todos os dias para que todos possam ter as mesmas oportunidades que o meu filho, Joaquim. Digo com muito orgulho, que todas as famílias aqui têm, assim como. Tenho orgulho do meu filho. Aqui estou para continuar a luta nas escolas públicas e particulares para que as pessoas tenham acesso a recursos que permitam os seus filhos a terem direito à educação e saúde”, destacou.

O presidente da Associação dos Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam) e membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Omar Maia dos Santos, falou sobre a importância dos pais e amigos de pessoas com Down compreenderem o que é Inclusão. “A Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito das Pessoas com Deficiência estabelece a participação e inclusão plena dessas pessoas na sociedade. Mas a realidade é que essa inclusão plena não se efetiva, principalmente na área da educação. Gostaríamos que todos refletissem e nos dissessem: para você, inclusão quer dizer o quê?”, questionou.

Também estiveram presentes o vereador de Manaus, Daniel Vasconcelos (PSC), representando a Câmara Municipal de Manaus; a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara, representando o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), e a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Sales, que representou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), além de representantes de organizações que atuam no apoio às pessoas com Down no Amazonas. Ao final da Sessão Especial foi realizada uma apresentação do grupo de dança da Apadam.

Relacionados