Aleam reativa Frente Parlamentar em defesa das pessoas com IST/AIDS e tuberculose

Sob a presidência do deputado Carlinhos Bessa (PV) e vice-presidência do deputado Delegado Péricles (PSL), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reativou na tarde da última quinta-feira (28), a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/AIDS e Tuberculose (Frendhat).

Bessa colocou a Frendhat à disposição dos movimentos e entidades que atuam na área e garantiu ampla defesa de suas ações. “É mais uma missão que recebo de braços abertos e com a enorme vontade de ajudar na construção de políticas públicas, que realmente mudem e melhorem a vida dessas pessoas. A pior doença ou o pior vírus não é o HIV/AIDS, ou a tuberculose, e sim o preconceito que elas enfrentam”, frisou o deputado.

O parlamentar prometeu cobrar do Governo Federal e Estadual, a garantia do fornecimento de medicamentos, que por algum tempo quase chegaram a faltar na rede pública de saúde. “Vou cobrar ações do poder público, para que se faça investimentos de melhoria para que essas pessoas. O fornecimento de medicamentos chegou a quase faltar, então, será preciso cobrar o governo para que essa situação não volte a acontecer”, finalizou o deputado.

Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Deputado Carlinhos Bessa (PV)

A coordenadora da Pastoral da AIDS da Comunidade Católica, irmã Maria Severina, falou sobre a expectativa da atuação da nova Frente. “Espero que daqui pra frente melhore a assistência para essas pessoas e seus familiares. Muitos são rejeitados e desprezados pela família, por conta do preconceito e acabam preferindo tirar a própria vida. Estaremos aqui para somar e contribuir com as ações dessa frente”, disse.

Estiveram no ato de reativação da Frente, a coordenadora do Fórum Amazonas das Organizações da Sociedade Civil, Juliana Correa; a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas, Dra. Marlucia da Silva; o presidente do Comitê Estadual da Tuberculose, Euclides José de Souza; o defensor público, Arlindo Gonçalves; e o representante da Rede de Jovens Vivendo com HIV/AIDS, João Marcos Dutra.

Texto: Assessoria do Deputado
Fotos: Alexandre Linhares

Comentários
Loading...