Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

O jornalista e escritor, João Gustavo Melo, lança no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Baródromo, Maracanã, o livro “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, publicado pelo Selo Carnavalize. Com imagens do fotógrafo carioca Wigder Frota, o livro mostra como ao longo das últimas décadas o trânsito entre os profissionais do Festival Folclórico de Parintins nos barracões das escolas de samba tornou-se cada vez mais notável.

Em seis capítulos, o livro aborda a participação de artistas oriundos da cidade de Parintins nos desfiles cariocas, marcando uma série de transformações estéticas nas escolas de samba e registrando um movimento de fluxo e refluxo de influências nessas duas formas de festejo: carnaval e boi-bumbá. Embora distantes geograficamente, Rio de Janeiro e Parintins (carnaval e boi-bumbá) apresentam pontos de contato fundamentais na utilização das alegorias como recursos narrativos, visuais e estéticos de suas apresentações.

“A presença de alegorias cada vez mais suntuosas no carnaval carioca, especialmente nos últimos anos, tornou-se um caminho sem retorno no processo de espetacularização dos desfiles. Não por acaso, as escolas de samba foram incorporando, em sua multiplicidade de referências artísticas, os carros alegóricos como potentes formas expressivas”, diz o pesquisador João Gustavo Melo.

Os anos de 1990 marcam um período de intensa divulgação e espetacularização dos bumbás. Em um dos capítulos, o livro aborda um dos marcos entre Carnaval e Boi-bumbá: o desfile dos Acadêmicos Salgueiro no Carnaval de 1998, com o enredo “Parintins, a Ilha do Boi-Bumbá: Garantido X Caprichoso, Caprichoso X Garantido”.

O autor acompanhou o processo de construção de duas alegorias: uma da Unidos de Vila Isabel, para o carnaval de 2019, e a do ritual indígena do boi-bumbá Caprichoso, em 2019, intitulada “Favorável Sentença”. “Ao estar pela primeira vez em Parintins, percebi finalmente que os veículos de massa e de mediação não dão conta da experiência do espetáculo in loco dos bumbás. Estar lá me fez enxergar o sentido da vida para os parintinenses: esperar junho chegar”, diz João Gustavo Melo.

O livro “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos” é a 11ª publicação do Selo Carnavalize, que vem se dedicando a produzir uma bibliografia sobre o carnaval e escolas de sambas. O lançamento é fruto de uma campanha de financiamento coletivo com vários pacotes de recompensa e mais de cem apoiadores totais. O Carnavalize é um projeto multimídia que atua valorizando os aspectos culturais e artísticos da folia brasileira. Realizou ao longo dos últimos anos eventos como exposições, palestras, seminários, oficinas, intervenções urbanas e rodas de conversa.

Ficha Técnica:

Livro: “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”

Autor: João Gustavo Melo
Editora: Selo Carnavalize
Imagens: Wigder Frota
Páginas: 246
Preço: R$ 60,00

Sobre:
João Gustavo Melo é doutor e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade do Estado do Ceará (UFC). Atua como pesquisador do Laboratório da Arte Carnavalesca (LAC/UERJ), e do Observatório do Carnaval (Museu Nacional/UFRJ). É autor do livro “Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca”, Selo Carnavalize, 2018, e coautor de “As Matriarcas da Avenida: Quatro Grande Escolas que Revolucionaram o Maior Show da Terra” (Org. Fábio Fabato), Novaterra, 2016. Foi diretor cultural do Salgueiro durante mais de uma década e autor de sinopses e roteirista de diversos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Wigder Frota é carioca, radicado em Nova Iorque desde os anos 1980. Fotógrafo profissional, atua há mais de 30 anos na cobertura dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, e, desde 2017, registra as festas populares na região norte do Brasil, entre elas, o Festival Folclórico de Parintins. Apaixonado pela cultura popular, possui olhar sensível sobre as manifestações artísticas e sobre as obras de alegoristas que atuam no carnaval e no boi-bumbá.

Serviço: Lançamento do livro: “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”
Dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 19h
Local: Baródromo: Rua Zulmira, 41. Maracanã. RJ.
Site: http://www.carnavalize.com/
Instagram: https://www.instagram.com/igcarnavalize/

Relacionados