Alunos Comunidade Santa Rita da Valéria visitam prédios públicos em projeto Viagem Cultural
Foto: Sebastião Torres

O projeto “Viagem Cultural” tem como foco contribuir para o conhecimento cultural dos alunos do Ensino Fundamental por meio de visitas em lugares que representam importante marco histórico da cidade de forma dinâmica e criativa.

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Marcelino Henrique da comunidade Santa Rita da Valéria, visitaram na manhã desta sexta-feira (07), o prédio da Secretaria Municipal de Educação como parte das atividades do Projeto “Viagem Cultural”. Ao todo são 17 alunos acompanhados pelo gestor, coordenador pedagógico, professores e funcionários da escola. As visitas de hoje incluem ainda a Prefeitura de Parintins, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Liceu de Artes Cláudio Santoro, e ao final do dia será feita uma sessão de fotos.

O projeto “Viagem Cultural” tem como foco contribuir para o conhecimento cultural dos alunos do Ensino Fundamental por meio de visitas em lugares que representam importante marco histórico da cidade de forma dinâmica e criativa.

De acordo com o gestor da escola, professor Ernandes Gonçalves, a execução do projeto parte da necessidade de tirar os alunos do contexto local para inseri-los na realidade do município, visitando instituições públicas, com valorização do patrimônio sociocultural. “O projeto foi bem aceito pela comunidade e pelos alunos, pois quando desenvolvemos uma atividade diferenciada os pais congregam com nós os mesmo objetivos. Nossa vontade é continuar o projeto para o próximo ano, trabalhando na escola e na comunidade”, destacou o gestor.

Para a aluna Maiza Fernandes o projeto é importante porque vai agregar conhecimentos das instituições publicas e dos patrimônios culturais da cidade. Quando souberam que o projeto seria desenvolvido com alunos do 9º ano, eles ficaram muito felizes, pois teriam a oportunidade de conhecer a funcionalidade da estrutura administrativa do município. “Ficamos muito felizes, pois aqui na Semed estamos conhecendo como funciona as gerências e coordenações e, como são feitos os pedidos de merenda escolar, transporte escolar, construção e manutenção das escolas”, ressaltou Maiza Fernandes.

Ao conversar com os alunos e professores, o secretário de Educação, João Costa, parabenizou-os pela iniciativa do projeto “Viagem Cultural”, enfatizando a importância turística da região da Valéria em atrair todos os anos turistas de várias partes do mundo. Segundo o secretário, por determinação do prefeito Bi Garcia, será incluído no currículo das séries iniciais em 2019, o ensino da Língua Inglesa nas escolas das comunidades São Paulo e Santa Rita e depois nas demais comunidades da Valéria. “A intenção do prefeito é preparar os alunos e a população em geral para receber os turistas e contar a história da região da Valéria. Estamos felizes com a presença dos alunos, pois os estudantes são a razão da existência dessa secretaria”, destacou o secretário João Costa.

Comentários