Alunos do IFAM Parintins desenvolvem Glossário bilíngue de sinais-termo de botânica

Alunos do IFAM Parintins desenvolvem Glossário bilíngue de sinais-termo de botânica

Professores e alunos do curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente estão trabalhando na criação do Glossário.

EDUCAÇÃO: Criar um glossário bilíngue – Língua Portuguesa e Língua de Sinais Brasileira, de termos técnicos botânicos é o objetivo do PCCT de discentes surdos e ouvinte, do Curso Técnico de Meio Ambiente, na modalidade Subsequente, coordenado pelo Professor Marcelo de Queiroz Rocha, com coorientação da Professora Jackeline Mendes de Souza e da Intérprete de Libras Andressa Brelaz de Oliveira Barata. Desta forma, busca-se contribuir com a produção de instrumentos didático-pedagógicos e tecnológicos apropriados para a construção de conceitos científicos adaptados à situação de não oralidade em sala de aula.

Nesta etapa do projeto, os discentes surdos, Adson Gomes Mendes e Isaqueu da Silva e Silva, juntamente com o discente ouvinte, Elton da Silva Almeida, realizaram filmagens e registros fotográficos de mais de 30 sinais-termo de botânica, os quais terão seus traços articulatórios descritos detalhadamente em cada um dos aspectos dos itens lexicais (configuração de mão, localização, orientação, movimento e marcação não-manual).

Vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento, com previsão de conclusão para o final do 1º semestre letivo deste ano. Segundo o professor Marcelo Rocha, “além da construção do glossário, o projeto também serve como uma ferramenta importante na inclusão dos discentes em atividades que ultrapassam os limites da sala de aula”.

Fonte: IFAM/Parintins

Deixe um comentário