Alunos do Liceu – Unidade Parintins participarão da inauguração de ‘Amazonas Plural’

Alunos do Liceu – Unidade Parintins participarão da inauguração de ‘Amazonas Plural’
FOTO: MICHAEL DANTAS/SEC

Além da exposição, alunos visitarão vários espaços culturais da capital amazonense.

No próximo domingo (22/04), os parintinenses Lúcio Santarém, Igor Viana e Deinerson Silva, alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus, farão um intercâmbio cultural com os artistas da exposição “Amazonas Plural”, que será inaugurada, às 19h, no Centro Cultural Usina Chaminé, na avenida Louenço da Silva Braga, popularmente conhecida como Manaus Moderna, no Centro da capital. Em uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a mostra contará com obras de artistas da capital e de municípios como Itacoatiara, Novo Airão, Parintins e São Gabriel da Cachoeira, destacando o que é produzido na cena local.

Os alunos representarão o Núcleo de Artes Visuais do Liceu e estarão acompanhados pelo instrutor Josinaldo Matos, que terá obras expostas em “Amazonas Plural”, assim como os também parintinenses Arildo Mendes, Levy Gama e Evanil Maciel.

Para Josinaldo Matos, que é professor de iniciação ao desenho e pintura, a experiência de presenciar uma mostra trabalhada em um contexto totalmente amazônico é excepcional para seu crescimento enquanto profissional das artes plásticas. “Além de acompanhar os alunos, eu também estou aqui como um dos artistas da exposição, e está sendo uma honra muito grande, tanto pra mim, quanto para os demais artistas que permaneceram em Parintins, mas que serão bem representados aqui”, afirma.

O instrutor assinala a importância da exposição para a formação dos alunos e destaca sua paixão pela arte. “Essa é uma oportunidade fantástica para que estes jovens possam ter uma aproximação maior com esse mundo artístico. Durante muito tempo eu estava afastado das produções, mas uma visita que fiz a Manaus no ano passado me deixou encantado com os projetos culturais da capital e isso foi primordial para a minha volta. Agora estou aqui não apenas como um coadjuvante, mas sim como um dos protagonistas”, comenta.

Explorando a cultura – Além da exposição, os alunos também seguem um cronograma integrado por visitas aos espaços culturais de Manaus. Nesta sexta-feira (20/04), eles visitam o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, Centro Cultural Palácio da Justiça, Casa das Artes e Largo de São Sebastião. No sábado (21/04) conhecerão o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Palacete Provincial, Centro Cultural Palácio Rio Negro e Museu Casa Eduardo Ribeiro. Na segunda-feira (23/04), será realizado um encontro entre coordenadores, instrutores e alunos dos cursos de audiovisual com o objetivo de aproximar as unidades pertencentes ao Liceu.

Deixe um comentário