Amazonas recebe Opas para assinatura de termo de cooperação em enfrentamento à Covid-19

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), recebe, de hoje (25/11) até sexta-feira (27/11), membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, para executar uma nova etapa de acompanhamento às ações de combate à Covid-19 e assinatura de termo de cooperação para o enfrentamento à pandemia no estado.

A assinatura do documento, que representa apoio nas ações de interesse da saúde pública do Estado, será realizada, na manhã desta quinta-feira (26/11), entre Governo do Amazonas, por meio da FVS-AM e SES-AM, na sede do Governo, na zona oeste de Manaus. Por meio do termo, as duas partes se comprometem a aprimorar e desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a assinatura representa apoio para uma nova etapa de combate à pandemia no Amazonas, que enfrenta a sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocorrente no último trimestre do ano, com o período de chuvas.

“Há circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus e Adenovírus. São vírus esperados, por conta do período do período sazonal, mas são vírus que são fatores complicadores para Covid-19”, afirmou.

Ações – Além da assinatura do termo, a comitiva da Opas realiza também um acompanhamento das ações que estão sendo realizadas no enfrentamento à Covid-19 no Amazonas. Os membros da organização internacional também seguem programação desta quarta (25/11) até a sexta-feira (27/11).

Participam do cronograma representantes de instituições que fazem parte da linha de frente nas ações de enfrentamento à pandemia no estado, como Governo do Amazonas, SES-AM, Secretaria da Estado de Comunicação (Secom), além da FVS-AM, incluindo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-AM).

A Opas acompanhará as ações de assistência à saúde em Manaus e no interior do estado; vigilância em saúde; diagnóstico laboratorial da doença; plano de comunicação utilizado no combate à pandemia; além da coordenação de respostas rápidas à população diante dos desafios durante o enfrentamento, como fiscalização e transparência.

Na vigilância em saúde, a comitiva da organização internacional acompanha a apresentação do cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, realizada pela FVS-AM, e participa de reunião com os avaliadores com os líderes das ações de enfrentamento à pandemia pela FVS-AM.

A iniciativa contempla também visita ao Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que realiza tratamento de pacientes com Covid-19, para acompanhamento do Plano Executivo de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e avaliação dos principais avanços e desafios da assistência à saúde.

Serão acompanhadas as ações desenvolvidas para aprimoramento do fluxo assistencial, ocupação de leitos, transporte e internação de pacientes, disponibilidade de exames e planejamento.

Apoio – A Opas colabora com o Amazonas, apoiando as ações implantadas pela FVS-AM no estado e fortalecendo a capacidade de vigilância em saúde, assistência em saúde, comunicação e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificação de casos da doença causada pelo novo coronavírus.

Números – No Amazonas, são mais de 174,5 mil pessoas confirmadas por infecção pelo novo coronavírus, 4.818 óbitos pela doença, conforme o mais atualizado Boletim Diário de Casos de Covid-19 da FVS-AM, divulgado nesta terça-feira (24/11).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Fernanda Pimentel/FVS-AM