Por Gerlean Brasil
Os artistas plásticos do Boi-Bumbá Caprichoso são protagonistas na criação e execução dos carros alegóricos das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Na expectativa do resultado do desfile na Marquês de Sapucaí na terça-feira (22), Algles Ferreira e Alex Salvador ganharam em duas categorias no 18° Prêmio Plumas & Paetês Cultural, Troféu em Homenagem à Fernando Pamplona, nesta segunda-feira (21).
A organização é do idealizador e produtor cultural, José Antônio Rodrigues. Algles Ferreira ganhou como melhor escultor do Grupo Especial pelo trabalho desenvolvido na equipe da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Pela inovação das obras do desfile da Vila Isabel como a espetacular “Festas de São Jorge”, o troféu, na categoria Técnico de efeitos especiais/formas e movimento, é de Alex Salvador, pelo segundo ano consecutivamente.
Com 50 categorias, o Prêmio Plumas & Paetês Cultural reconhece o talento dos artífices e profissionais envolvidos nos bastidores do carnaval carioca. Em 2022, Alex Salvador conquistou o troféu de Técnico de efeitos especiais pelas escolas de samba Vila Isabel e Beija-Flor de Nilópolis, no Grupo Especial. Já Algles Ferreira venceu como melhor Ferreiro pela Acadêmicos do Sossego, da Série Ouro, em 2022. Artistas de alegorias de Parintins dominam o troféu desde o início na década de 2000.