Parintins Notícias

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) está definindo todos os detalhes para a audiência pública que trata da implantação da primeira Unidade de Conservação do município e criação do Parque Municipal dos Itaúnas.

Os debates vão acontecer neste dia 21 de fevereiro, às 08h, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI).

A Sedema promove reuniões, distribuição de convites para instituições, autoridades, universidades e faz um chamamento geral por meio de entrevistas nas emissoras de rádio para que população participe da audiência pública. Hoje, dia 20, a secretária Socorrinha Carvalho e o subsecretário Wescley Tavares reuniram com o secretário de Administração, Edy Albuquerque e com o secretário de Cerimonial, Edwan Oliveira.

O projeto abrange aproximadamente 25,4 hactares contendo vegetação nativa em médio estado de conservação, fauna diversificada, área de margem d’água, além de muitos exemplares de castanheiras (Bertholletia excelsa).

Entre as propostas incluídas no projeto estão a criação da “Casa do Ribeirinho” com artefatos regionais que mostre o cotidiano do ribeirinho (Palafita), trilhas ecológicas, passeio fluvial ecológico em torno da ilha, além da construção do píer do Parque dos Itaúnas.

A Unidade de Conservação vai contribuir significativamente para a proteção e recuperação do ecossistema, após a ocupação e ordenamento. Vai oferecer espaços onde o público poderá aproveitar a natureza e promover atividades ao ar livre em ambiente saudável, limpo e organizado.

O espaço criará oportunidades para apreciar o rico patrimônio natural e histórico do município.

A criação de uma unidade de conservação municipal elevará o município a outro cenário de conservação, entrando para o seleto grupo de municípios que se dedicam à conservação da natureza.