Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Barreirinha aposta no manejo sustentável do babaçu para aquecer economia 

Barreirinha terá destaque nesta terça-feira (03) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com a exposição de produtos feitos a base do babaçu, fruto oriundo de uma palmeira que pode chegar até 30 metros de altura, onde são aproveitados desde as folhas para a cobertura de casas até as amêndoas que resultam na extração de um óleo para a fabricação de sabão, cosméticos e também, na indústria alimentícia, por exemplo.

Dentro do território geográfico das bacias do Paraná do Massauari e Ariaú, região do rio Andirá, fronteira com Boa Vista do Ramos, foram zoneadas no ano de 2003 cerca de 50 mil hectares e nesse espaço foram descobertas 9 milhões palmeiras nativas de babaçu, com uma média de 189 árvores adultas por hectare, que produz pouco mais de 2 mil frutos por ano.
O potencial reconhecido pela disseminação das árvores de babaçu em quase 20 anos na região rural de Barreirinha, fez com que a Comissão Especial da ALEAM, que debate as providências necessárias e as diretrizes para a política de implementação do processo produtivo e manejo sustentável no Amazonas, realizasse audiência pública em maio deste ano, na Agrovila de São João do Massauari.
Um grupo de mulheres do Massauari apresentou um trabalho demonstrativo com produtos como mingau, bolos, pães, sequilhos e demais alimentos feitos com o babaçu. A precursoras na fabricação dos quitutes vieram dessas comunidades da zona rural de Barreirinha especialmente para apresentar essas iguarias aos visitantes da exposição na Aleam.
“Quando a Comissão Especial esteve na região do Massauari, a luz da esperança e o sonho dos pais e mães de família daquela região foi alimentado com a possibilidade do investimento nessa cadeia produtiva única para o nosso município, e no que se trata da questão ambiental, tem o impacto muito pequeno na natureza. Temos a convicção de que o Amazonas precisa conhecer a riqueza natural que Barreirinha possui e que pode a vir favorecer a nossa gente com uma alternativa econômica renovável”, destaca o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas.
A programação da 1ª Exposição de Produtos de Babaçu dos Municípios de Barreirinha e Boa Vista do Ramos, que tem como tema “Manejo sustentável do Babaçu: uma nova matriz econômica para o Estado do Amazonas”, vai ser realizada no Hall de entrada da ALEAM, a partir das 8h. O evento é uma realização da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas, presidida pelo deputado estadual, Sinésio Campos (PT).
você pode gostar também
Comentários
Loading...