O prefeito de Parintins, Bi Garcia, comemorou a inclusão de novos projetos de saúde no município no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. Recentemente, uma portaria assinada por ministros do governo Lula confirmou que Parintins será contemplada com a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Macurani e Pascoal Allagio, além de receber investimentos para equipamentos de teleconsulta.
A nova UBS no Macurani atenderá não apenas os moradores da comunidade suburbana, mas também os residenciais Vila Cristina e Parintins. Já a UBS do bairro Pascoal Allagio beneficiará, além da própria localidade, as comunidades Nova Conquista, Lady Laura e áreas vizinhas.
O prefeito destacou a importância desses investimentos, que incluem a aquisição de novos equipamentos para a teleconsulta, setor em que Parintins se destaca como referência nacional. “Temos o primeiro centro de Telemedicina do Brasil e agora o governo federal entra fortemente para melhorar ainda mais este serviço. Conquistamos a UBS do Macurani e a do Pascoal Allagio que vão atender todas as regiões próximas. São investimentos muito importantes vindos do Governo Lula com apoio da nossa Bancada Federal”, afirmou Bi Garcia. Ele também ressaltou a inclusão de obras voltadas à educação federal na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a construção de novas salas de aula e refeitório.
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, elogiou a capacidade do município de Parintins em captar recursos e demonstrar compromisso com a população. “É um trabalho intenso da gestão do prefeito Bi Garcia e da equipe técnica da Secretaria de Saúde, que estão de parabéns. Isso amplia a nossa responsabilidade para buscar cada vez mais investimentos e continuarmos avançando”, comentou Rodrigues.
Nara Koide, assessora técnica da Secretaria de Saúde, também destacou o esforço contínuo da equipe para aproveitar as oportunidades que surgem. “O prefeito determina que a gente corra atrás dessas oportunidades para estarmos apresentando as propostas do município. Esse trabalho precisa ser altamente qualificado para termos justificativas e todas as informações para que finalmente sejamos contemplados”, explicou Nara.