Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Boi Caprichoso apresenta projeto do novo complexo do curral Zeca Xibelão ao prefeito de Parintins 

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, mostrou ao prefeito de Parintins, Bi Garcia, o planejamento em execução dos trabalhos de transformação do curral Zeca Xibelão e da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale em um complexo sociocultural. O administrador municipal visitou o patrimônio do bumbá, acompanhado do presidente da Câmara de Parintins, Mateus Assayag, e do vereador Telo Pinto, na sexta-feira (09).

O projeto ousado, idealizado pelo presidente Jender Lobato, é integrar o curral à área da escola de artes, com praça de alimentação, com a inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiros para os dançarinos, coreógrafos e músicos, . “Vai se tornar um ambiente dinâmico para receber com muito conforto as pessoas. Nossa ideia é voltar a ter mesas com cadeiras para os idosos assistirem as apresentações, por exemplo”, declara.

Mesmo com dificuldades pela não realização do Festival de Parintins desde 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o dirigente enfatiza que o Boi Caprichoso tem credibilidade, ousadia e planejamento para a reformulação da área. “Essa abertura da parte da lateral entre o curral e a escolinha será um grande marco, porque vai trazer o retorno das famílias ao Zeca Xibelão, com brinquedoteca para as crianças se divertirem. Tenho certeza que ficará muito bonito e dará orgulho à nação azulada”, afirma o presidente.

Com a revitalização, o complexo ficará aberto ao público, com acesso ao memorial às vítimas da Covid-19 e ao Centro de Documentação e Memória (Cedem). “Só a pintura do nosso querido ídolo Arlindo Jr já trouxe muita gente para fazer fotos. Teremos vários outros pontos dentro do curral para as pessoas conhecerem. É um pouco da reconstrução da história do Boi Caprichoso. Estou muito e confiante de que, embora não tenha festival, a gente vai poder resgatar nossas raízes e colocar o nome do Zeca Xibelão através de uma imagem”, frisa Jender.

Bi Garcia reconheceu a ousadia de Jender Lobato em reformar o curral. “É uma estrutura que não pode ficar abandonada, embora não tenha festival. Vai muito da criatividade de cada presidente manter essa estrutura renovável o tempo todo. Em nossos governos, a Prefeitura de Parintins sempre foi parceira dos bois, tanto na captação, quanto no repasse de recursos. Conheci esse trabalho para que o patrimônio seja preservado, que futuramente a gente possa sair da pandemia e ter a alegria do boi-bumbá novamente na nossa cidade”, destaca.

O presidente da Câmara de Parintins, Mateus Assayag, também considera ousado o trabalho de Jender Lobato, mesmo sem a disputa fisicamente na arena desde o surgimento da pandemia da Covid-19. “O Boi Caprichoso é todo revitalizado. O presidente está de parabéns. Nós, enquanto vereadores, apoiamos a cultura e a arte da terra, a festa do boi-bumbá, nossa grande tradição. Com certeza, de mãos dadas, somamos forças com o Jender e toda nação, para que a gente possa estruturar cada vez mais o Boi Caprichoso”, pontua.

Texto: Gerlean Brasil
Foto: Pedro Coelho

você pode gostar também
Comentários
Loading...