O Site de Notícias de Parintins

Boi Caprichoso exalta raízes e culinária amazônica em live

O programa “Toada, Farinha e Boi-Bumbá”, exibido pela TV Caprichoso pelo Facebook, reservou um encontro de sabores e saberes do cotidiano caboclo, com ênfase ao pescador. A live, produzida pela equipe de Comunicação do Boi Caprichoso, reuniu o apresentador Edmundo Oran com convidados na beira do Lago Macurani, zona rural de Parintins, no domingo (05).

O programa teve mais de duas de duração, com a participação do presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, da marujeira Dora Caprichoso, da Rainha do Folclore, Cleise Simas, do Pajé Erick Beltrão. Os músicos da Banda Canto Parintins fizeram a trilha sonora para os cantores Paula Gomes e Gean Figueira interpretarem o repertório de toadas.

Por meio de vídeo, a Cunhã-Poranga, Marciele Albuquerque, apresentou aos torcedores do Boi Caprichoso a farinha do município de origem, Juruti, no oeste do Pará, e se emocionou ao relembrar de momentos marcantes na vida, principalmente quando trabalhou com os pais na roça, na produção artesanal do derivado de mandioca.

Ao longo da programação especial da TV Caprichoso, o conselheiro de arte e diretor artístico do bumbá, Edwan Oliveira, junto com a Rainha do Folclore, Cleise Simas, prepararam peixes amazônicos, além de ensinarem alguns pratos regionais. O cardápio foi servido aos convidados no horário do almoço, com molhos artesanais feitos por Edwan Oliveira.

Os vaqueiros do Caprichoso, que são todos moradores da comunidade do Parananema, zona rural de Parintins, marcaram presença na TV Caprichoso, na qual descreveram o sentimento de brincar há décadas no boi da estrela, como vivem no dia a dia, e a devoção à São Pedro, santo católico reverenciado como Padroeiro dos Pescadores.

Fotos: Pedro Coelho

Comentários
Loading...