Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Após um hiato de sete anos, longe dos galpões da Cidade Garantido, o artista Antonio Cansanção, volta ao seu boi do coração, onde fez história, e assume a função de Diretor Geral do Galpão de Alegorias do bumbá encarnado. Para marcar ainda mais, o retorno acontece no dia do seu aniversário, neste 23 de março.

O presidente do boi Garantido, Antonio Andrade, destacou a felicidade da volta do Cansanção ao Boi da Baixa do São José Ele lembrou que o artista já fez grandes rituais e lendas e tem uma história no festival. “Cansanção volta com a responsabilidade de administrar os trabalhos no galpão. Ele está feliz e nós mais ainda, pois ele é experiente e tem grande conhecimento para gerir os trabalhos de forma correta para que o Garantido seja bicampeão”, comemorou.

Ito Teixeira, um dos diretores da Direção Geral do Espetáculo (DGE), destacou que Cansanção voltou para somar ao projeto de arena. “Como diretor de galpão, Cansanção usará sua experiência para ajudar os colegas na construção de suas alegorias. Ele tem experiência e história e isso conta na busca pelo bicampeonato”, garantiu.

Cansanção destacou a emoção de voltar após sete anos e agradeceu o convite para retornar. “Agradeço ao presidente Antonio Andrade e ao amigo artista Ito Teixeira. Confesso que fiquei na expectativa, como se o boi entrasse na arena. Estou muito feliz, pois são sete anos distante desse ambiente dos trabalhos de galpão. É uma emoção grande estar aqui. Também tive a surpresa boa de ser bem recebido por todos. Isso mostra que faço parte dessa grande família, que é o Garantido. Estou aqui para somar”, disse.

História

Cansanção começou ainda adolescente no Boi Garantido, no final da década de 70, na equipe do Mestre Jair Mendes. Na década de 80 participou do Pentacampeonato do Garantido, em cima do Contrário. Tornou-se especialista nas alegorias de Tribos indígenas, Rituais e Lendas.

Foi de Cansanção, a primeira alegoria com mais de 40 metro de largura a adentrar o Bumbodromo, no Ritual “Cupendiepes”. Ele fez historia como o primeiro artista de Parintins a atuar no Carnaval de São Paulo, na Escola de Samba Leandro de Itaquera em 2000. Também fez o primeiro Carro Alegórico, com movimentos na Festa Tradicional Nacional do Vinho de Uva, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Cansanção afirmou que artisticamente é fruto do Garantido, desde década de 70, quando começou na equipe do mestre Jair Mendes, depois na década de 80 quando tornou-se auxiliar e membro de equipe dos artistas, na época do Tabladão, quando Festival era realizado no Estádio Tupy Cantanhede. “Em seguida teve essa metamorfose, transformação magnífica para o bumbódromo. Fiz história com o Boi Garantido e quero continuar fazendo, nessa nova fase do Boi, com a administração Antônio Andrade, com essa nova roupagem rumo à vitória”, concluiu.

Relacionados