Ozéas Bentes, Netto Barbosa, Glemberg Castro, Carivardo Vieira, Bras Lira, Emerson Brasil, Pingo de Souza, Francinaldo Guerreiro, Jucie Santos, Tárcio Vieira, Marcel Souza, Vandir Santos e Sebastião Cardoso receberam o projeto “Garantido por toda vida”, nesta segunda-feira (06/03). O grupo de artistas de galpão do Boi Garantido é responsável pela elaboração das alegorias para a defesa do título no Festival Folclórico de Parintins 2023.
A concepção das estruturas de Celebração Folclórica, Figura Típica Regional, Lenda Amazônica e Ritual Indígena foi repassada para cada artista de “ponta”, no Auditório Vavazinho Teixeira, na Cidade Garantido. Essa é a primeira etapa de execução do projeto de arena 2023 para as três noites na arena do Bumbódromo. A Diretoria e a Comissão de Artes disponibilizam aos artistas os projetos referentes às composições de cenografia.
“Muito feliz com a presença de todos os artistas e com o compromisso de união e de um excelente trabalho este ano. Agora é fazer um grande trabalho. Do lado da diretoria é trabalhar para que não falte a matéria-prima que eles precisam para fazer sua arte e orgulhar a nação vermelha e branca”, ressaltou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa, que também assume a coordenação-geral da Comissão de Artes.
Para o coordenador alegórico do Garantido, Pablo de Souza, esse é momento de iniciar a execução de parte do projeto pensado e elaborado há meses para mostrar um grande espetáculo no festival deste ano. “Essa é a proposta. É a união, é trabalhar e deixar o resultado falar pela gente. A partir de agora até a entrada em galpão, no próximo dia 13, é para tirar todas as dúvidas com relação a cada projeto”, disse Souza.
Para o vice-presidente da Comissão de Artes, Allan Rodrigues, a temática de 2023 traz um conceito emblemático, de muitos significados e simbologias. “O projeto de arena é planejado para abraçar a emoção do torcedor e mostrar a garra e magnitude da nação vermelha e branca”, descreve. “Se emocionar de felicidade é o nosso objetivo como comissão, trazer um espetáculo vibrante para a nação encarnada”, complementa Rodrigues.
Durante o encontro, a Comissão de Artes apresentou aos artistas as orientações de como fundamentou o estudo e a pesquisa do tema “Garantido por toda vida”. “O Garantido só se fortalece e estamos com um time de grandes profissionais. Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho no festival de 2023. Agora, é colocar o projeto em prática e ser campeão dentro da arena”, afirmou o artista Glemberg Castro.
Na explanação aos artistas, a Comissão de Artes explicou passo a passo do que consta no caderno de projeções, a sequência de acontecimentos que contribuem tanto ao desenvolvimento logístico quanto aos critérios de avaliação. O presidente Antônio Andrade desejou um trabalho com toda segurança e condições ao time de artistas responsáveis pela elaboração das alegorias.