Boi Garantido intensifica preparativos para a tradicional Alvorada
Foto: Marcondes Maciel

O Boi Garantido intensificou nesta semana os preparativos para a festa da Alvorada Vermelha e Branca, que este ano será a primeira como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.

Reuniões com todos os segmentos do bumbá discutem cada detalhe da festa que é a segunda que mais atrai público na Cidade Garantido, ficando atrás apenas das gravações de DVD. O evento do Boi da Baixa de São José, tradicionalmente começa na noite do dia 30 de abril no curral, depois ganha as ruas do lado de cima da ilha até o amanhecer na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Nos últimos anos, o sucesso da Alvorada se tornou tão grande que já estão sendo organizadas excursões de turistas para Parintins a fim de participarem da festa.

Patrimônio Cultural

O Projeto de Lei (PL), de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD), que declara o evento “Alvorada do Garantido” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas foi aprovado em dezembro do ano passado.

Na ocasião, o deputado Josué Neto afirmou que o evento é uma das maiores expressões culturais do interior do Estado, que reúne centenas de pessoas todos os anos. “É uma linda festa que tem sua tradição desde os tempos em que o Festival de Parintins ainda não tinha a magnitude que tem”, disse o parlamentar.

Fonte: bncamazonas.com.br/toadas

Deixe um comentário