Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres” inicia nesta segunda-feira (25/11)

Rodas de conversa, ato público, caminhada, cursos de capacitação e mostra de trabalhos fazem parte da programação

Em alusão ao Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, a partir de segunda-feira (25/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participará da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma mobilização global que tem o objetivo de prevenir e eliminar todas as formas de violência de gênero.

A programação contará com rodas de conversa, ato público, caminhada, cursos de capacitação e mostra de trabalhos.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, é importante dialogar sobre violência doméstica para evitar que novos casos aconteçam. “Por meio da informação somos capazes de fazer com que as mulheres conheçam os canais de denúncia, sintam-se encorajadas, apoiadas e procurarem os órgãos de proteção”, enfatiza a titular da pasta.

Atividades – Na segunda-feira (25/11), a titular da Sejusc, Caroline Braz, irá ministrar a palestra “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no Amazonas: Avanços e Desafios”, durante um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB), localizada na avenida Umberto Calderaro Filho, 2.000, Adrianópolis.

Às 17h, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará um Ato Público de Abertura da Campanha. A concentração será na Delegacia da Mulher do Parque 10, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.395. O evento contará com distribuição de informativos e abordagens de conscientização.

Na segunda e terça-feira (25 e 26/11), a Sejusc participará do curso de capacitação jurídica para delegados, peritos e ouvidores, Defensores Públicos do Estado do Amazonas, no auditório da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 237.

Na quarta-feira (27/11), no Largo de São Sebastião, a Sejusc, em parceria com o Comitê de Combate à Violência Obstétrica (CVO), participará de mostra de Boas Práticas. O evento contará com o Ônibus da Mulher.

No dia 28 de novembro, às 9h, o CVO realizará uma audiência pública sobre violência obstétrica, no Parque do Mindu, localizado na rua Perimetral, Parque 10.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, será realizada uma roda de conversa no Colégio Militar da Policia Militar do Conjunto Viver Melhor 2. A programação contará ainda com testes rápidos de HIV.

Já no dia 6 de dezembro, às 17h, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), realizará a “Caminhada dos Homens pelo fim da Violência”. A saída será do Fórum Azarias Menescal, na avenida Autaz Mirim, 8.812, Jorge Teixeira.

Para encerrar, no dia 11 de dezembro, a Sejusc fará a I Mostra de Trabalhos da equipe interdisciplinar do Serviço de Apoio à Mulher, Criança e Idoso (Samic) de Itacoatiara. A programação será realizada no auditório do Fórum de Itacoatiara, na rua Acácio Leite, 350.

Sobre a campanha – “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é um campanha internacional, criada durante o primeiro encontro “Women’s Global Leadership Institute”, em 1991. Desde então, a data é apoiada por instituições, escolas e sociedade civil de todo o mundo.

FOTO: Arquivo/Sejusc

Comentários
Loading...