Campanha contra suicídio inicia em Parintins nesta segunda

Campanha contra suicídio inicia em Parintins nesta segunda.

Parintins inicia nesta segunda feira, dia 03, a Campanha Setembro Amarelo que visa prevenir casos de suicídio no município. A campanha é uma realização da Prefeitura de Parintins, Secretaria de Saúde, Centro de Saúde Psicossocial (CAPS) em parceria com outras instituições.

Nesta segunda, iniciam a série de palestras nas escolas estaduais, municipais, Instituto Federal e universidades. Estão ainda na programação, capacitações sobre o tema a partir do dia 28 com médicos, enfermeiros, professores, agentes comunitários de saúde e outros profissionais.

Segundo o diretor do CAPS Parintins, André Acauã, a prevenção ao suicídio se dá pelo basicamente apoio que pode ser ofertado a alguém que esteja com algum problema. “A pessoa se suicida muitas vezes por não ter ajuda, um apoio e por não saber a quem recorrer. As equipes do CAPS, da saúde e da educação estão preparadas para ouvir a pessoa. Se você está angustiado, procure uma ajuda, seja de enfermeiro, médico, professor”, afirmou.

André disse ainda que o CAPS está a disposição para atender a quem necessitar, sem a necessidade de encaminhamento. “Não hesite em procurar ajuda. Muitas vezes as pessoas só precisam de uma outra pessoa para ouvir o seu problema. Nós podemos ser essa pessoa. Podemos estender essa mão diante de problemas diversos. Estamos disponíveis para pessoas de qualquer idade, sexo, classe social”, enumerou.

Deixe um comentário