Parintins Notícias

A expectativa é que, ao todo, cerca de 4 mil pacientes sejam atendidos com exames de mamografia e ultrassonografia

As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas estão realizando atendimentos nas zonas centro-sul e leste de Manaus, para exames de mamografia e ultrassonografia. Ao todo, as duas Unidades Móveis deverão atender cerca de 4 mil pessoas. O serviço, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou nesta segunda-feira (1º/04).

As carretas estão instaladas nas áreas de estacionamento do Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul; e Shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste.

O atendimento é direcionado para pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o propósito do atendimento móvel é ampliar ainda mais a capacidade de oferecimento de exames, na rede pública, importantes para a detecção de doenças e tratamento precoce.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No Amazonas Shopping, a Unidade Móvel funcionará até o dia 19 de abril, com a expectativa de receber aproximadamente 1.700 pacientes.

No Shopping São José o atendimento vai até o dia 26 de abril, e deverá beneficiar 2.200 pacientes já regulados.

A cada mês, as Unidades Móveis são deslocadas para diferentes zonas da cidade, levando a realização de exames para mais próximo da população, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde, explica a secretária Nayara Maksoud.

No caso da mamografia, o exame possibilita a identificação precoce de alterações suspeitas de câncer, importante para que a paciente inicie logo o tratamento, aumentando as chances de cura. A ultrassonografia, por sua vez, auxilia no diagnóstico de várias doenças.