Carteira Nacional do Artesão passará a ser emitida pela plataforma Gov.br

Mudança afetará apenas novas emissões, quem já possuí o documento terá a conta migrada de forma automática para o novo sistema

O pré-cadastro e o cadastro da Carteira Nacional do Artesão serão migrados para a plataforma Gov.br. Dessa forma, o portal para dar entrada no documento passará a ser o www.gov.br/artesanato. A carteira faz parte do Programa do Artesanato Amazonense, gerenciado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), do Governo do Amazonas.

A secretária titular da Setemp, Neila Azrak explica que o novo site possui melhorias e que artesãos já cadastrados terão migração automática para a nova plataforma.

“Mais agilidade, menos complicado, maior segurança, menos burocracia e uma segurança, na verdade, para a emissão da Carteira do Artesão. Quem já tem fique despreocupado, isso é para aquisições de novas carteiras do artesão”, disse a secretária.

A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos de todo o Brasil. Além disso, oferece diversos benefícios, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; a isenção de 100% da cobrança de ICMS de produtos artesanais comercializados; e a emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA).

Durante o processo da emissão da Carteira Nacional do Artesão, o profissional interessado passará pelo pré-cadastro, no endereço www.gov.br/artesanato, cumprindo todos os requisitos exigidos durante a inscrição. Em seguida, deverá esperar pela confirmação do colaborador da coordenação estadual, indicando se o produto apresentado foi aprovado ou não.

O prazo estimado para a confirmação é de até três dias úteis. No caso de ser aprovado, o artesão já recebe a carteira profissional pelo e-mail ou número de telefone, conforme informado durante a solicitação.

Por fim, nos casos de renovação da carteira, o artesão poderá fazer a solicitação via telefone no número (92) 99447-7871, ou no e-mail: [email protected], onde responderá algumas perguntas exigidas pelo sistema e se desejar, cadastrar novas habilidades.

Shopping – O Shopping do Artesanato e Economia Solidária reabriu na última semana, seguindo todos os protocolos, como explica a titular da Setemp.

“Estamos seguindo todos os protocolos com bastante cuidado e segurança, porque nós nos preocupamos muito com a nossa saúde e a saúde das pessoas que adentram a central. Então, nós temos aferidor de temperatura, álcool em gel, máscara para aquelas pessoas que esqueceram ou perderam”, ressaltou a secretária.

A lojista Layze Fernandes relata que a secretaria prestou todo apoio necessário na volta das atividades. E vêm garantindo a segurança do local com medidas de prevenção.

“Quando nós voltamos, teve toda uma assessoria de comunicação para ajudar a gente a divulgar o que estava realmente reabrindo. Nós voltamos com a reabertura do shopping com todas as medidas de segurança”, afirmou a lojista

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária é localizado na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus, com horário de funcionamento de 10h às 17h, de segunda a sexta-feira.

FOTO: Arthur Castro / Secom