Casa dos estudantes da UFAM Parintins é ocupada

A Residência Universitária da Universidade Federal do Amazonas, em Parintins, foi ocupada por estudantes na tarde desta segunda-feira,19. Um grupo de aproximadamente 50 discentes adentrou o imóvel, inaugurado há dois anos. Afirmam que o movimento é por tempo indeterminado. Os jovens oriundos de vários municípios farão revezamento de ocupação sendo que 27 dormirão no imóvel na primeira noite.

O coordenador acadêmico da UFAM Parintins, Thiago Costa não quis gravar entrevista. Mas disse que iria entrar em contato com a reitoria da universidade em Manaus para relatar o acontecido. Informou que o processo de implantação da casa do estudante ainda está em andamento, sendo esta a causa principal da casa do estudante ainda não está disponível para moradia. Salientou que o processo está em fase final e que além da moradia, cada estudante receberá uma bolsa da instituição.

O estudante Arcenildo Souza que também faz parte do Conselho Diretor da UFAM como acadêmico, pontuou que os discentes resolveram não mais aceitar as desculpas que se arrastam há vários anos. Lembrou que outro discurso da universidade para não entrega do imóvel é a obrigatoriedade da construção de um muro por trás da casa. Afirmou que o movimento não é contra o diretor ou reitor e sim a favor da classe universitária.

Michelle Castro, estudante de jornalismo é oriunda da cidade de Nhamundá. Falou das dificuldades em não ter uma residência universitária funcionando. Afirmou que as dificuldades são diversas e que muitos já tiveram que desistir do seu curso para voltar a sua cidade de origem.

Fonte: Márcio Costa/AM Em Pauta

Comentários