Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Evento contou com presença de gestores do sistema e autoridades da saúde pública

Com o intuito de promover debates acerca da sanidade mental dos internos dos Centros Socioeducativos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, na manhã desta terça-feira (22/11), a 1ª Oficina de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do Amazonas. O Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, localizado na rua Vivaldo Lima, bairro Alvorada, zona centro-oeste, foi escolhido para sediar o evento.

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) e pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), a iniciativa contou com a presença de gestores do sistema socioeducativo, além de autoridades da saúde pública da capital.

De acordo com o secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, é essencial promover debates e discussões sobre a saúde mental dos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa, dentro dos princípios elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Giovanni Miranda, disse que a pandemia da Covid-19 impactou a saúde mental da população, atingindo as pessoas com doenças como a depressão, por exemplo. Segundo ele, é necessário cuidar do corpo, mas não se pode esquecer de trabalhar a mente.

Saúde pública
Convidada para ministrar a oficina “A saúde mental do adolescente em situação de privação de liberdade, no contexto da Covid-19”, a gerente de saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Patrícia Marques, afirmou que o evento serve para os jovens refletirem o futuro deles durante o cumprimento da medida.

FOTO: Vitor Lima/Sejusc

Relacionados