The news is by your side.

Cetam e Prefeitura vão oferecer cursos para qualificar produtores rurais

Os cursos abrem oportunidades para mais investimentos no meio rural

A Prefeitura de Parintins e o Governo do Amazonas firmam parceria para oferecer por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) cursos de qualificação profissional voltados para o setor primário, atendendo produtores das comunidades rurais do município.

O secretário de Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Edy Albuquerque reuniu com a gerente do CETAM, France Lima, para apresentar a demanda de cursos nas áreas de agroecologia, beneficiamento de mandioca, beneficiamento de pescado, boas práticas no manejo da olericultura, boas práticas para o beneficiamento do leite, boas práticas na produção do açaí, cultivo da mandioca, fertirrigação e métodos de irrigação, horticultura orgânica, manejo pós colheita do açaí, manipulação de defensivos agrícolas em frutíferas, avicultura caipira, boas práticas na implantação e manejo da piscicultura, práticas de contenção de bovinos, produção de mudas, sistema de adubação e manejo de solo.

Edy Albuquerque teve um encontro com a diretora presidente do Cetam, Joésia Pacheco, na semana passada, durante a vinda do governador Wilson Lima a Parintins. Ele ressaltou que as capacitações atendem o plano de governo do prefeito Bi Garcia voltado para o setor primário. “A Sempa possui um quadro técnico qualificado e com essa parceira vamos disponibilizar capacitações para os produtores familiares, proporcionar ferramentas para dotar o homem do campo de conhecimento técnico e abrir oportunidades para mais investimentos no meio rural”, destacou.

A gerente do Cetam, France Lima, assegura que o governo do Amazonas tem em sua grade cursos para todas as áreas. A meta é capacitar não só o setor primário, mas também a área de recursos humanos, levando qualificação para os moradores.

O técnico do órgão Beto Medeiros será deslocado para uma visita técnica à zona rural onde vai verificar a demanda e as necessidades de cada localidade.

“A meta do governo Wilson Lima é levar qualificação para as comunidades rurais e nós faremos essa parceria com o município para atender o maior número de pessoas”, informou.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.