Parintins Notícias

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável, há mais de 60 anos, e está apoiando a elaboração do Plano de Bioecnomia do Estado do Amazonas

Nesta terça-feira (18/06), o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, recebeu os representantes da GIZ – Agência de Cooperação Alemã, Tatiana Balzon, diretora de projetos, e Carlos Demeterco, assessor técnico, para tratarem sobre ações conjuntas voltadas à implementação de projetos da Bioeconomia para o estado.

Com cooperação firmada desde o ano passado, a Ciama e a GIZ estão reafirmando a parceria institucional para a execução de capacitações, inclusive envolvendo a oferta de um curso de pós-graduação para a área, além de outras ações voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, ecológico e, principalmente, a sustentabilidade.

De acordo com Aluizio Barbosa, o Governo do Estado está caminhando a passos largos em questões de bioeconomia e a Ciama está sendo uma das instituições engajada nesta área do desenvolvimento. “Estamos trabalhando em projetos de eficiência energética, de produção agroindustrial e de capacitações de acordo com a cadeia produtiva de cada região”, exemplificou.

Ao reafirmar a parceria Ciama e GIZ, Tatiana Balzon, ressaltou o fortalecimento das frentes de bioeconomia para engajar o setor primário do estado em torno da sociobiodiversidade. Como exemplo a cadeia da castanha, da borracha, do açaí e principalmente na frente de formação de conteúdos para servidores públicos e também na parte de fomento e financiamento.

“A Ciama tem qualificado cada vez mais o seu público beneficiário para que esse retorno seja em ações sociais no estado do Amazonas. A gente vai seguir apoiando o plano estadual de Bioecnomia e a companhia é um forte ator para que a gente siga neste caminho”, pontuou a diretora de projetos da GIZ.

Como deliberação deste encontro, está programada visita à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na manhã desta quarta-feira (19/06), para o desdobramento de novas ações.