Interpretes em Libras

Parintins-AM: Inicia no dia 11 de Janeiro os festejos em honra a São Sebastião padroeiro do bairro Itaúna II. O início do Círio terá a presença de 04 voluntários interpretando na língua brasileira de sinais-libras para surdos católicos presente no festejo. Não é primeira vez que esse grupo de jovens interpretam nas missas para a comunidade surda. Esse trabalho teve início em julho de 2018 com um casal de irmãos que viram a necessidade de um interpretes nas missas católicas.

O coordenador interino do grupo voluntario de interpretes, Carlos Eduardo Sishan, se diz emocionado com o trabalho realizado nas missas e ver a felicidade dos surdos ao irem aos domingos nas celebrações e terem a certeza que tem alguém para interpretar. “É uma emoção muito grande está fazendo parte da construção deste trabalho. Sabemos que existem diversas barreiras quando se trata de surdos. Por isso eu e mais um grupo de voluntários nos esforçamos para repassar tudo o que acontece durante as celebrações e tornar nossas igrejas católicas mais acessíveis para a comunidade surda”, diz o coordenador.

A ideia de interpretar nas missas surgiu dos irmãos Antoniely Andrade e Carlos Eduardo, ao perceberem a presença de um surdo em dos grupos de jovens da Catedral de Parintins, despertando o interesse dos irmãos em ajudar. No início era apenas dois voluntários, ao longo do tempo o grupo de interpretes aumentou e hoje conta com cerca de 06 ajudantes, tendo como incentivador o Padre Jânio Moura, que na época era vigário da Catedral de Nossa Senhora do Carmo e hoje está como administrador paroquial na área de São Sebastião.

As interpretações nas missas tem o incentivo da diocese e está em fase de organização para ser lançada em breve como Pastoral do Surdo no município, momento muito esperado pelos surdos Católicos da diocese.

Texto: Adriana Magalhães

Comentários