Informações e Notícias de Parintins

Câmara de Parintins realiza Audiência Pública em defesa da implantação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas no município

Mobilização. Aliança. Encaminhamento. Estes foram os pilares da Audiência Pública para debater a implantação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas (UFEMBAM) em Parintins. Estudantes, acadêmicos e sociedade em geral atenderam ao convite e compareceram ao auditório Dom Arcângelo Cerqua, na manhã dessa sexta-feira (01).

Poderes Legislativo e Executivo dos municípios do Baixo Amazonas estiveram representados no evento. Nos discursos, firmou-se compromisso em conjugar esforços com destaque à relevância intelectual e socioeconômica, não somente para Parintins e mesorregião, mas, para o Estado como um todo.

Representando a Assembleia Legislativa, Saullo Vianna (PPS) e Joana Darc (PR) colocaram seus cargos parlamentares à disposição com articulação política necessária para a luta sair do discurso e a efetivação do projeto.

vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen
vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen

“O interior tem vocações específicas em cada área”, afirmou o vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen. Com isto, alertou para a necessidade de cursos que considerem as aptidões da região.

O prefeito Bi Garcia frisou que a Universidade Federal do Amazonas, bem como UEA, já formaram centenas de turmas e milhares de pessoas. Com a efetivação da Universidade o número tende a triplicar e Parintins a se tornar um polo universitário.

Além da formação de mais profissionais, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), autor da propositura da audiência, pontuou a geração de emprego e renda. Com isso, mais dividendos para cidade e região.

presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB)
presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB)

Como resultado da audiência, criou-se um grupo de trabalho para elaboração de documento a ser encaminhado ao Congresso Nacional e execução de uma agenda positiva, com um cronograma de ações em prol a concretização do projeto para instalação da Universidade em Parintins.

Fotos: Pedro Coelho e Simone Brandão

Comentários
você pode gostar também