Colégio Batista de Parintins comemora 63 anos com ação cidadã e programação cultural

Colégio Batista de Parintins comemora 63 anos com ação cidadã e programação cultural
Foto: Divulgação

O tradicional Colégio Batista de Parintins comemora 63 anos com ação cidadã e programação cultural no próximo dia 30 de abril. A programação cidadão e social conta com consultas médicas, psicólogos, e assistentes sociais, enfermeiros, testes rápidos, emissão de RG para alunos do CBP, emissão de Título de Eleitor, biometria, Corpo de Bombeiros, oficina de educação e cidadania, educador físico, fisioterapeuta, exames preventivos, atendimento de beleza e oficina de libras. Veja abaixo a programação completa:

Histórico do Colégio

O Colégio Batista de Parintins foi fundado em 1º de maio de 1955 pelo Pastor Eduardo França Lessa, brasileiro, natural do Estado do Rio de Janeiro, Pastor da Primeira Igreja Batista de Parintins, sendo a Filosofia da Instituição fundamentada nos princípios Cristãos, sob a orientação dos ensinamentos da Denominação Batista.

O primeiro nome dado ao Colégio Batista de Parintins foi “Instituto Batista Clem e Ethel Hardy”, em homenagem ao casal de missionários da América do Norte.

Em 1966, auxiliado por sua esposa Profª. Eglantina Brelaz Lessa, o Pr. Eduardo França Lessa reassume a função de diretor da Escola e, em 1969, dada à necessidade local, o casal Lessa fundou o Curso Normal (Magistério), tendo funcionado até 1971 com o nome de “Colégio Normal Batista de Parintins”.

Em 1974 o Colégio transferiu-se para sede própria, na mesma Rua Cel. José Augusto. No ano de 1980, tendo em vista a necessidade de professores, foi instituído no Colégio Batista de Parintins, o Curso Adicional na Área de Ciências, em 1981 na Área de Comunicação e Ex-pressão e em 1982 na Área de Estudos Sociais, que funcionaram até o ano de 1991.

Em virtude do agravamento da situação econômica do Município, com o fechamento da fábrica de beneficiamento da juta, visando o atendimento de alunos carentes que não tinham condições de estudar na Capital do Estado, por intermédio do Professor Eduardo França Lessa Jr., Administrador Escolar do Estabelecimento, na qualidade de procurador da Escola, foi realizado em 1986 um convênio de parceria entre a Escola e o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da SEDUC-AM, que perdura até a presente data.

No ano de 1990, com o agravamento da saúde do Pr. Eduardo F. Lessa, assume a Direção do Estabelecimento seu filho, Professor Eduardo França Lessa Jr., auxiliado pela profª. Sarah Maria da Silva Gomes, que já trabalhava juntamente com o casal Lessa desde 1967. Em 21 de julho de 1993, com o falecimento do fundador da Escola, o Professor Eduardo França Lessa Jr., assume também a presidência da Sociedade Colégio Batista de Parintins, dirigida pela família de seu fundador, família Lessa.

Atualmente funciona com 32 turmas, em dois turnos, atendendo o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano com 275 alunos, de 6º ao 9º ano 290 alunos no turno matutino e o Ensino Médio no turno vespertino com 506 alunos num total de 1.071 alunos.

O Colégio Batista de Parintins comemorará no dia 01/05/2018 o seu 63º aniversário a serviço da educação do povo parintinense.

Fonte: Repórter Parintins

Deixe um comentário