Informações e Notícias de Parintins

Comandante do 11º BPM faz balanço positivo das ações realizadas durante um ano e quatro meses de gestão

P5 do 11° Batalhão Tupinambarana – CPR LESTE.

Parintins (AM) – Na manhã desta terça-feira (13) o comandante do 11º Batalhão, Tenente-coronel Luiz Alberto Navarro, apresentou um balanço positivo referente ao período de um ano e quatro meses de sua gestão à frente do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins. De acordo com comandante Navarro a unidade criada em 02 de outubro de 2008, através do Boletim Geral n° 186/PMAM, vem contribuindo grandemente para o bem estar dos cidadãos parintinenses, estendendo o serviço de segurança pública de excelência à zona rural do município, reforçando o policiamento nos principais Distritos de Parintins, proporcionando a essas localidades sensação de segurança, alcançando uma redução de 80% nos índices de criminalidade.

Durante a sua fala o TC Navarro agradeceu a parceria com outras instituições de segurança e órgãos públicos, as prefeituras dos municípios que compõem a área do 11º Batalhão, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, o Ministério Público e a comunidade que muito contribuíram para o sucesso do trabalho da Polícia Militar durante um ano e quatro meses de comando.

Foi destacado pelo oficial, o resultado operacional do 11° BPM, que em 16 meses de atividades, contabilizou um saldo positivo nas ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade, registrando 3.645 ocorrências de diversas naturezas, durante as ações do Policiamento Ordinário e equipe Força Tática. Somados os números foram apreendidos 21,308kg em 202 apresentações pelo crime de tráfico de drogas ilícitas (Maconha, Cocaína, Ecstasy e Crack), . Nesse período, foram recapturados 19 foragidos da Justiça, apreendidas 27 armas de fogo 69 armas brancas, 304 furtos, 156 roubos (transeuntes e residências), 15 Homicídios e 1.557 apresentações de pessoas no 3° DIP, com redução de 35% na incidência criminal.

De acordo com a seção de estatística do 11° BPM, os destaques são para os números obtidos durante a execução da Operação “GUARANIM”, que desde a sua concepção no mês de março de 2018, foram abordados 3.369 carros, 9.765 motocicletas e 19.398 pessoas que passaram pela revista policial nas áreas de maior incidência de criminal.

Precursor nas atividades de relevantes Projetos Sociais no Interior do estado, como o Programa Pelotão Mirim, criando em 2000 e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) implantado em 2002, o Batalhão “Tupinambarana” inseriu em 2019 o Programa Ronda Maria da Penha, que atua com uma equipe de policiais preparados para atender casos de violência doméstica contra as mulheres.

Ainda em 2019, o Batalhão “TUPINAMBARANA” pretende criar uma unidade de Policiamento com Cães, com o objetivo de atuar no combate à criminalidade principalmente ao tráfico de drogas, onde já possui 3 militares que irão fazer o treinamento especializado como condutores dos cães e (02 cães da raça Labrador), que irão ser treinados para atividade policial. Assim como o Políciamento Ciclístico (Ciclopatrulhamento) com o intuito de patrulhar a área comercial, tornando mais próximo a atuação da Polícia Militar nas áreas comerciais, e de maior concentração de turistas.

Neste segundo semestre de 2019 o comando visa implantar o Projeto “Escola Segura e Cidadã”, onde contemplará a Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles”, onde será a primeira escola do interior do estado com orientação Militar.

Também ressaltou a realização do 1° Workshop destinado aos Educandários da Rede Estadual e Municipal de Ensino, oferecendo palestra motivacional e atividades através dos instrutores do Proerd, ação realizada em parceria com a Prefeitura de Parintins e Secretaria de Educação do município (SEMED).

O comandante ressaltou a reforma feita no quartel do 11° BPM e as melhorias das suas instalações, que garantiram melhores condições de trabalho para a tropa bem como para a população Parintinense. “A reforma na unidade foi um desejo antigo realizado por este comando. Através do planejamento estratégico desenvolvido por esta unidade, podemos garantir melhores condições de trabalho para os policiais. Não iremos parar por aqui, ainda há melhorias para realizarmos” concluiu o oficial.

Em tom de despedida o comandante Navarro agradeceu à população Parintinense pelo apoio e confiança depositados durante a sua gestão, assim como todos os veículos de comunicação, que ombreados a nossa tropa, contribuíram de forma incondicional, no acompanhamento e propagação das inúmeras ações desempenhadas pelo Batalhão “TUPINAMBARANA no combate a criminalidade.

Por fim, agradeceu ao Comando da Polícia Militar do Amazonas pela confiança oferecida e esclarece que o seu retorno à capital do estado, deu-se em razão da necessidade de ajustes operacionais e movimentação estratégica nas unidades da capital e interior. Por conta da sua vasta experiência à frente de grandes comandos, o oficial deverá assumir uma outra função estratégica dentro da Instituição.

11° BPM

Comentários
você pode gostar também