Competição de karatê será incluída nos Jogos Escolar de Parintins em 2019

Competição de karatê será incluída nos Jogos Escolar de Parintins em 2019
Foto: Marcondes Maciel

O karatê, arte marcial japonesa também praticada como esporte, pode ser incluído entre as competições dos Jogos Escolares de Parintins no próximo ano, como parte da disciplina de educação física ou projeto esportivo nas escolas municipais e estaduais.

A confirmação foi da coordenadora regional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Parintins, Odinéia Garcia, e do secretário municipal de Educação João Ribeiro Costa, durante uma demonstração especial de golpes de karatê realizado pelos participantes do projeto desenvolvido pelos alunos e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus de Parintins, na abertura dos Jogos Escolares de Parintins 2018.

Competição de karatê será incluída nos Jogos Escolar de Parintins em 2019

A cerimônia de abertura do 34º Jogos Escolares de Parintins (JEP’s 2018) aconteceu na quarta-feira, 2 de maio, no ginásio de esportes Elias Assayag.

De acordo com o professor de educação física da Ufam e faixa preta em karatê, Luciano Rocha, a prática esportiva com artes marciais, principalmente o karatê, está em Parintins desde 2011 dentro da universidade, mas nunca participou dos Jogos Escolares.

“Essa é uma grande oportunidade para os gestores, governantes, educadores e professores de educação física abrirem a possibilidade de dezenas de crianças que estudam nas redes municipal e estadual de educação fazerem parte dos próximos Jogos Escolares”, propôs.

O professor Luciano Rocha explicou que participam do projeto crianças, adolescentes, jovens e adultos, na faixa etária entre 5 a 54 anos de idade. O projeto funciona no prédio da Ufam, no Centro, de segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 21h.

 

A coordenadora da Seduc, Odinéia Garcia, disse ter ficado maravilhada com a apresentação e com a iniciativa que, aliada ao processo pedagógico de educação, poderá transformar a realidade em muitas escolas da rede estadual. Odinéia afirmou que vai buscar a parceria da Ufam para levar o projeto para as escolas de Parintins.

“Fiquei maravilhada. Não conhecia o projeto. Penso que existe sim, todas as possibilidades para que esse projeto seja levado para dentro das nossas escolas e com certeza, muitas coisas irão mudar com esse projeto”, destacou.

Competição de karatê será incluída nos Jogos Escolar de Parintins em 2019

Para o secretário da Semed, João Costa, é um projeto que só trás benefícios para os estudantes e com um entendimento com a coordenação dos Jogos Escolares, no próximo ano a competição possa está presente.

“É um projeto fundamentado no principio do respeito, da disciplina, aos valores humanos e tem todo um fundamento de trabalho pedagógico. Sem dúvida nenhuma vamos levar para a discussão da comissão dos jogos e quem sabe no próximo ano teremos essa modalidade de esporte como competição oficial”, pontuou.

Fonte: Marcondes Maciel | Repórter Parintins

Deixe um comentário