Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores e estudantes no âmbito da graduação, oriundos do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será apresentada no 32º Congresso de Iniciação Científica (Conic), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam): Capital e Interior Unidos pela Ciência, que acontece de 5 a 7 de dezembro na própria universidade. 

O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), tem como tema: “Reacendendo a Chama da Ciência”, que visa proporcionar a oportunidade de reconhecer e valorizar a excelência das pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação, oriundos do Paic e do programa federal iniciação científica, o Pibic.

Os resultados dos projetos serão apresentados por meio de pôsteres, apresentações orais e resumos expandidos, os quais serão registrados nos anais do 32º Conic.

De acordo com o coordenador do evento, o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da Ufam, pesquisador Edgar Aparecido Sanches, as apresentações abrangem diversas grandes áreas, incluindo Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, bem como a Área Multidisciplinar. 

“Isso faz do 32º Conic um evento interdisciplinar e enriquecedor para todos os envolvidos”, enfatizou o coordenador, observando que durante as atividades será realizada uma homenagem à professora Selma Baçal, em reconhecimento ao seu apoio dedicado às pesquisas na Ufam, tanto na iniciação científica quanto na pós-graduação.

Na oportunidade, Edgar Sanches aproveitou para destacar a importância do apoio da Fapeam, em possibilitar a participação dos coordenadores de área dos comitês Pibic e dos alunos premiados nas edições do Conic, nos campi dos municípios do Amazonas como: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, permitindo que apresentem seus trabalhos no Congresso em Manaus e interior do estado.

“Juntos estaremos reacendendo a chama da ciência e celebrando o esforço e o talento dos nossos pesquisadores”, concluiu Sanches.

Apoio

O 32º Congresso de Iniciação Científica é organizado pela Propesp e conta com o apoio financeiro e a infraestrutura fornecidos pela Ufam, além do respaldo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fapeam e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento é voltado para os alunos de iniciação científica, mas também está aberto para participação e submissão de resumos para outras categorias.

Inscrição e mais detalhes sobre o evento acesse: https://www.even3.com.br/xxxii-congresso-de-iniciacao-cientifica-380957/

Eventos científicos

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda CT&I 

A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Parev e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Relacionados