Parintins Notícias

Parintins Notícias
vereadora Márcia Baranda (MDB)
vereadora Márcia Baranda (MDB)
Facebook
Twitter
WhatsApp

A contratação de profissionais na área de psiquiatria e psicologia para atender os altos números de casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais foi solicitada pela vereadora Márcia Baranda (MDB), na sessão da Câmara Municipal de Parintins nesta segunda-feira (23/05).

Márcia pediu que a Prefeitura Municipal faça a contratação, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, considerando que em Parintins a demanda de atendimentos psicológicos no Centro de Atenção Psicossocial de Parintins (CAPS) chegou a 16.800 pessoas em um ano de pandemia.

A parlamentar enfatizou o trabalho de grande importância realizado na cidade de Parintins, através da Gestora Doricy Ribeiro, dos médicos e funcionários do Caps, que mesmo com o aumento de casos, faz com que as pessoas sejam atendidas de forma humanitária, criando grupos terapêuticos, valorizando a reinserção social dos pacientes através do trabalho, lazer e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

“Apesar de todo trabalho executado, temos acompanhado vários casos de suicídios no município nos últimos dias, pois há carência desses profissionais. Hoje o Caps conta com apenas um psiquiatra e dois psicólogos que atendem em média dez pessoas por dia, pois as consultas para esses tratamentos são demoradas, o que se torna quase impossível de atender a demanda sobrecarregando a equipe de trabalho.

Parintins atende também pacientes de municípios vizinhos como: Nhamundá, Barreirinha, Terra Santa e outros, todos acometidos por ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais”, justificou a vereadora.

Relacionados