Cooperação com Organização Pan-Americana de Saúde e Susam é tema de oficina técnica

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) realizaram, nesta terça-feira (26/11), uma reunião técnica para a construção do termo de cooperação que será firmado entre as instituições.

As áreas de recursos humanos e gestão do trabalho, educação permanente e regionalização da saúde devem ser acompanhadas pela Opas, após a assinatura do termo de cooperação técnica, conforme adiantou o secretário da Susam, Rodrigo Tobias.

“As parcerias ajudam a aprimorar a saúde. É isso que estamos fazendo, nós estamos buscando parcerias com organizações internacionais competentes, com o Conass, com o Ministério da Saúde, instituições que nos auxiliam a elaborar planos e metas voltados para a nossa realidade e para a complexidade do Estado do Amazonas”, destacou o secretário.

De acordo com o chefe do Departamento de Gestão de Recursos Humanos da Susam (DGRH), Gilberson Barbosa, na primeira etapa o termo vai priorizar a educação permanente.

Criado pela Susam em junho deste ano, a coordenação estadual de educação permanente trabalha o planejamento das ações de educação em saúde e fomenta a qualificação dos trabalhadores da saúde.

Para o chefe do DGRH, contar com uma organização internacional de saúde pública com mais de 100 anos de experiência vai permitir que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas tenha acesso a serviços mais qualificados, impactando diretamente na qualidade do atendimento nas unidades de saúde da capital e interior do Estado.

Após a oficina desta terça, a Opas vai consolidar as informações apresentadas pela Susam e uma nova reunião técnica, desta vez, por teleconferência, será realizada para apreciação da proposta de trabalho, segundo adiantou a representante da Unidade Técnica de Capacidades Humanas em Saúde da Opas, Mônica Duran.

Opas – A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

O organismo internacional oferece cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta diante de emergências e desastres.

FOTO: TÁCIO MELO/SECOM

Comentários
Loading...