Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Como parte das ações do Projeto Permanecer, implementado pela Secretaria de Educação e Desporto (SEDUC) nas escolas da Rede Estadual que tem como objetivo a prevenção e/ou redução dos casos de infrequência, evasão e abandono escolar, a Coordenadoria Regional de Educação de Parintins (CREP) deu início às tratativas de planejamento das Ações para o “Busca Ativa do Escolar 2023”.

Nesta quarta-feira, 01 de março, foi realizado um Encontro Formativo com a equipe interdisciplinar e responsáveis pelo Busca Ativa do Escolar. No encontro, a foi repassado orientações sobre as estratégias para o resgate e permanência dos estudantes no ambiente escolar, organização das equipes de gestão e pedagógica para a realização do Busca Ativa, no controle da frequência diariamente nas escolas e as demais ações preventivas e corretivas de combate ao abandono e a evasão escolar.

Na Busca Ativa do Escolar, a Coordenadoria Regional de Educação de Parintins irá atuar com o Plano de Metas para a garantia da permanência dos estudantes nas escolas, por meio de ações preventivas e corretivas de combate ao abandono e evasão escolar e acompanhar de forma frequente os estudantes.

O Coordenador Regional de Educação de Parintins Prof. MSc João Costa disse que a infrequência escolar precisa ser encarada por todos os agentes educacionais como questão de utilidade pública, uma vez que a garantia do direito de aprendizagem dos discentes na forma da Lei precisa ser cumprida integralmente.

Salientou a necessidade do comparecimento dos alunos às aulas, visto que a ausência do aluno impossibilita a aprendizagem, provocando retardamento na vida escolar e comprometendo o futuro de crianças, adolescentes e jovens. “Além do mais, à infrequência e o abandono escolar aumenta a vulnerabilidade dos estudantes frente às mazelas sociais. Se o aluno em idade escolar não está na escola, vejamos, o que poderá acontecer com esses alunos?”, destacou o coordenador.

Relacionados