Covid-19: Governo do Estado alerta sobre importância da dose de reforço e de completar esquema vacinal

Compartilhe:

Atualizar cartão de vacina, com todas as doses disponíveis, é principal arma contra complicações causadas pela doença

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta a população sobre a importância de manter o esquema vacinal contra a Covid-19 em dia e garantir a imunização contra a doença.

A vacina é ofertada em duas doses para crianças (5 a 11 anos) e adolescentes (12 a 17 anos). A terceira dose está disponível para pessoas da faixa etária de 18 a 59 anos que tomaram a 2ª dose há quatro meses ou mais; para pessoas acima de 60 anos que tomaram a 2ª dose há pelo menos três meses; e para a população com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

Já a quarta dose está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão e idosos a partir de 70 anos que receberam a dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.

“O cenário epidemiológico favorável, com baixos índices de hospitalizações, casos e óbitos, depende da proteção da população por meio da vacinação. É importante procurar um posto de imunização para manter o esquema vacinal em dia, caso já esteja no período de tomar a dose de reforço”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

De acordo com o levantamento da FVS-RCP, em todo o estado, mais de 950 mil pessoas estão com a dose de reforço atrasada. Na população contemplada na vacinação contra Covid-19 no Amazonas (5 anos ou mais), 725.040 pessoas ainda não tomaram a 1ª dose; 432.951 estão aptas a receber a 2ª dose; 939.882 pessoas estão com a aplicação da 3ª dose atrasada (população de 18 anos ou mais); e 13.930 pessoas ainda não buscaram os postos para tomarem a 4ª dose.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, aproveita para reforçar que a vacina contra a Covid-19 evita formas graves da doença. “No boletim diário de segunda, dos 25 pacientes internados em leitos clínicos ou de UTI, 15 não foram vacinados. São pessoas aptas a se vacinarem, mas não aderiram a campanha de imunização”, constatou Tatyana.

Confira quem pode se vacinar e as doses disponíveis:

Primeira dose:

Pessoas a partir de 5 anos e que ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Segunda dose:

Quem tomou a 1ª dose e está no prazo para 2ª dose.

Seguem os prazos da 2ª dose por tipo de imunizante:

· AstraZeneca – 28 dias

· CoronaVac – 28 dias

· Pfizer – 21 dias

· Pfizer pediátrica – 8 semanas

· Janssen – 8 semanas

1ª dose de reforço (Terceira dose)

• Pessoas entre 18 e 59 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais;

• pessoas acima de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais;

• população com alto grau de imunossupressão: 28 dias após a última dose do esquema vacinal básico.

2ª Dose de reforço (Quarta dose)

• Pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses;

• pessoas com 70 anos ou mais que tomaram a primeira dose de reforço (3ª dose) há quatro meses ou mais.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados