Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

O município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) recebeu a instalação de uma estação fluviométrica, que é capaz de medir e monitorar o nível dos rios. A medição é realizada a partir do conjunto de réguas linimétricas instaladas. Essas réguas apontam a altura do nível d’água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Defesa Civil do município de Tonantins.

Com a instalação das réguas linimétricas em Tonantins, sobe para cinco, o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, somente neste segundo semestre de 2023, garantindo assim, o monitoramento, de forma inédita, em diferentes pontos da Calha do Juruá, Médio Amazonas, Baixo Solimões e Alto Solimões. A previsão é de que, ainda este ano, os municípios de Jutaí e Uarini serão beneficiados com novas estações de monitoramento.

O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa), tenente Charlis Barroso, destacou a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas novas estações de monitoramento, não só a Defesa Civil do Amazonas, como também as demais agências, podem avaliar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou estiagem com antecedência”, disse o chefe do Cemoa.

“Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, enfatizou.

Relacionados