Com a subida constante das águas do Rio Amazonas, a Defesa Civil de Parintins iniciou os trabalhos preventivos na cidade. O órgão se prepara para atender áreas que são afetadas pelo fenômeno. Nesta segunda-feira, 05, iniciaram as conversas com demais entidades que darão suporte às medidas planejadas pelo órgão municipal.

O coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar, reuniu-se com o secretário de Obras de Parintins, Albano Albuquerque, para discutir ações que serão implementadas pelas duas entidades, em especial, a elevação de pontes em bairros afetados pela subida das águas. “A gente saiu fazendo uma vistoria e a Defesa Civil tem como grande propósito trabalhar na prevenção, na prevenção de desastres naturais, de ações adversas, ou seja, a gente tenta ao máximo se prevenir, vistoriar áreas que possam ter um desabamento, alagar e outras situações adversas”, informou Adriano Aguiar.

Segundo a Defesa Civil, este ano há o risco da enchente ser parecida com a registrada em 2009, uma das maiores da história. O nível do Rio Amazonas está próximo ao registrado há 12 anos. Hoje, a régua fluviométrica marca 8,36 metros de elevação do rio. No dia 06 de abril de 2009 o registro era de 8,40 metros, apenas 0,4 centímetros de diferença. Adriano afirma que é preciso estar preparado, caso o nível do rio continue aumentando.

Texto: Eldiney Alcântara
Foto: Felipe Brunner