Parintins Notícias
O Site de Notícias de Parintins

- Publicidade -

Doutores em Educação discutem métodos ativos de aprendizagem durante roda de conversa

O programa 'Diálogos Formativos' acontece às quartas-feiras e é transmitido pelos canais do projeto 'Aula em Casa'

Os “Métodos Ativos de Aprendizagem: A Construção de uma Educação Inovadora para os Estudantes do Século 21” foram discutidos pela professora doutora Lilian Bacich e o professor doutor Joaquim José Jacinto Escola em nova edição dos “Diálogos Formativos”, que foi ao ar nesta quarta-feira (10/06). O encontro foi mediado pela professora Ana Lucena, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

O Método Ativo é a metodologia conhecida por colocar o aluno como centro das ações educativas, por meio da problematização da realidade, e como estratégia pedagógica. Nessa abordagem de ensino, o objetivo é motivar os estudantes na construção de conhecimentos de maneira que eles adquiram habilidades para que consigam examinar e estabelecer relações, atribuindo novos significados para suas descobertas.

A doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Lilian Bacich, diz que os métodos ativos fazem parte de sua trajetória e que são fundamentais para a construção de metodologias agregadoras.

“As Metodologias Ativas estão muito bem referenciadas na nossa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, desde os textos introdutórios, é evidenciado esse papel protagonista do estudante, deixando o professor como possibilitador”, explica.

Joaquim, que é doutor em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, participou direto do país europeu. Ele afirma que as discussões são importantes para manter a preocupação com o ensino e criar meios para que ele aconteça.

“É muito importante clarificar o que se pode entender sobre as Metodologias Ativas com a introdução de pequenos elementos, como dispositivos tecnológicos, e garantir que isso, por si só, já nos coloque como integradores delas [Metodologias Ativas]. É um processo que envolve a organização dos vários momentos e de recursos e, portanto, esse caminho nos deve conduzir a uma finalidade”, avaliou o professor doutor.

O programa “Diálogos Formativos” vai ao ar todas às quartas-feiras, em alternância com a roda de conversa “Sala do Professor”, às 11h20, pelos canais do projeto “Aula em Casa”. O programa desta semana pode ser visto ou revisto pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCPkki9_16-rRYo5bkZI3eLA.

Foto: Divulgação

Comentários
Carregando...