Parintins Notícias

Parintins Notícias
deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos)
deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos)
Facebook
Twitter
WhatsApp

Durante discurso em plenário, nesta terça-feira (20/3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) comemorou a publicação da Portaria nº 149/2024, que atualiza a Comissão Especial de Concurso Público da Secretaria de Estado de Saúde (SES), medida inicial para a realização do concurso público no Amazonas na área da saúde.

A atualização da Comissão e demais Fundações Públicas de Saúde, tem como o objetivo realizar estudos e levantamentos necessários para a realização do concurso público de provas, ou de provas e títulos, para provimento de cargos efetivos no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM) e das Fundações Públicas.

Em 2022, a parlamentar fez dois requerimentos (de nº 2487/2022 e de nº 568/2022) solicitando a reformulação da Comissão Especial de Saúde, que foi suspensa por conta da pandemia da Covid-19.

Como presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, Dra. Mayara evidencia algumas melhorias que precisam ser feitas relacionadas à lei.

“Não é feito concurso público na saúde há mais de 10 anos, nós precisamos trocar algumas nomenclaturas como a de auxiliar operacional para auxiliar de enfermagem, para que a gente possa barganhar e ganhar ainda esses cargos nesse novo concurso público, nossa lei está desatualizada e com muitos problemas e é isso que precisamos ajustar com a atualização dessa Comissão”, pontuou.

Além da realização do certame, a deputada também cobrou a atualização do Plano de Cargos e Salários dos servidores da SES (Lei nº 3.469/2009).

“Para que a carreira na saúde seja, além de atraente para postulantes aos cargos colocados à disposição, tenham salários dignos e dentro dos pisos legais nacionais, precisamos atualizar também o Plano de Cargos e Salários dos servidores da SES, além da carga horária de alguns cargos”, finalizou a parlamentar.

Relacionados