Parintins Notícias
Notícias de Parintins

“Ela nunca teve uma cadeira de rodas, vai ajudar muito”, diz mãe de criança PcD beneficiada em ação do Estado em Parintins

Wilson Lima participa de programação de entregas e ações realizadas em comemoração ao aniversário de 169 anos da cidade

Com parte das ações de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs) do Estado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta sexta-feira (15/10), cinco cadeiras de rodas e 64 unidades da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) durante ação de cidadania realizada na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A doméstica Rosiane Souza, mãe de Fernanda Souza, foi uma das beneficiadas com a ação e recebeu com alegria a primeira cadeira de rodas da filha.

“Ela nunca teve cadeira de rodas. A Fernanda estuda na Pestalozzi de Parintins e a fisioterapeuta sugeriu que a gente solicitasse do Governo uma cadeira adequada para ela, já que usamos uma emprestada durante o período que ela está na escola. Me sinto muito agradecida, vai ser algo que vai tirar ela da cama, vai ajudar muito, vai ser muito bom para ela”, afirmou.

Coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a ação ocorre em alusão ao aniversário da Ilha Tupinambarana e contou com diversos serviços como emissão de 1ª e 2ª via de Registro Geral (RG), atendimentos jurídicos, psicossociais e cadastro para o programa Idoso Empreendedor e outros.

“Toda vez que eu vejo uma pessoa com alguma limitação a gente faz um esforço para poder ajudar. Hoje entregamos cadeira de rodas para uma criança e isso muda a vida dela. Não só dela, mas muda também a vida da mãe. Ter uma criança com deficiência em casa é algo que afeta toda a família. Imagine o sofrimento de uma mãe, ter que carregar no colo toda vez quando precisa ir ao médico, ir à escola, e muitas vezes, enfrentando o preconceito de quem não entende. É por isso que a gente não mede esforços para ajudar essas instituições”, disse Wilson Lima.

Para a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, articular ações que atendam às demandas da população é um dos compromissos de atendimento da pasta.

“Temos a missão de prestar serviços que atendam aos anseios da população amazonense. A entrega dessas cadeiras de rodas e Carteiras representam muito para o público PcD e é nosso dever fazer com que esse serviço chegue a cada vez mais pessoas”, disse a gestora.

A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc (SePcD) realiza cadastro para solicitação de cadeira de rodas. Os agendamentos podem ser feitos pelo contato: (92) 98483-5963.

Autismo – A autônoma Bianca Leal, mãe de Inácio Apollo Leal, de 5 anos, recebeu a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) durante a ação.

“Conheci a carteira por meio do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá. Levei os documentos dele lá e recebemos hoje. Vai ser um documento que vai ajudar muito em consultas médicas, transporte público, filas”, explicou.

A Ciptea garante ao usuário atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O cadastro para o documento, com validade no território nacional por meio da Lei Federal n° 13.977/2020, ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Núcleo PcD da Sejusc, rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, e por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistemas Android e iOS.

Foto: Lucas Silva/Secom

você pode gostar também
Comentários
Loading...