Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A meliponicultura de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus) contará com investimento de R$ 25 mil, que será aplicado na recuperação de meliponários e aquisição de novas colônias. O aporte será viabilizado por meio do primeiro projeto via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Digital elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) voltado à atividade, já aprovado pelo Banco da Amazônia, responsável pela concessão do recurso.

Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o acesso ao recurso por meio do Pronaf Digital é de extrema importância para a cultura no Amazonas. “Representa um marco, pois é a primeira vez que a atividade recebe crédito via Pronaf. O montante servirá para impulsionar a meliponicultura, que quando integrada às demais atividades onde a produção é desenvolvida, tem papel fundamental, também, na polinização da maioria das plantas frutíferas e da flora nativa, contribuindo para o aumento da produtividade agrícola”, pontuou.

O gerente da Unidade Local (UnLoc) do Idam em Boa Vista do Ramos, Arlindo Filho, também comemorou a aprovação do primeiro projeto de crédito Pronaf Digital para a meliponicultura elaborado pelos técnicos do instituto atuantes na unidade, que presta assistência a 44 meliponicultores do município.

“Essa é uma conquista para a meliponicultura local e a todos os envolvidos na atividade. Em 2023, a produção de mel em Boa Vista do Ramos atingiu três toneladas e agora, com esse investimento de R$ 25 mil, a tendência é de que esse resultado seja ainda maior neste ano e mais trabalhadores sejam beneficiados”, projetou o gerente.

O Pronaf

O Pronaf é um dos principais instrumentos públicos de apoio ao agricultor familiar, notadamente por meio de concessão de financiamentos para custeio, investimento, comercialização e industrialização. O programa tem como finalidade a promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído por agricultores familiares, de modo a propiciar-lhes o aumento da capacidade produtiva, a geração de empregos e a melhoria de renda.

O programa oferece algumas vantagens, que incluem baixas taxas de juros dos financiamentos rurais e linhas específicas em atendimento à igualdade de gênero e oportunidades produtivas para os jovens do campo.

“Atento às possibilidades que o programa pode trazer à meliponicultora e demais atividades do setor primário, o Idam, por meio das 75 UnLoc’s e postos avançados, está à disposição do produtor rural para prestar informações sobre o Pronaf Digital”, concluiu, Vanderlei Alvino.

Relacionados