Parintins Notícias
Remada Ambiental e Pacto Global

Promovida pela marca Kuat e pela Solar Coca-Cola, a iniciativa já coletou mais de 10 toneladas de resíduos em mutirões de Norte a Nordeste do país.

Para comemorar o Dia da Amazônia, celebrado em 05 de setembro, o Pacto Global da ONU – iniciativa da Organização das Nações Unidas que engaja empresas em projetos ambientais e sociais –; o projeto Blue Keepers – que combate o lixo nos oceanos –; e a ONG Remada Ambiental realizam uma edição especial de mutirão de limpeza na Marina do Davi, a partir das 8h da terça-feira (05). A ação é a quarta já realizada em 2023 no Amazonas com apoio da marca Sprite e da Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do País. 

Com ponto de encontro de voluntários na Marina do Davi, em Ponta Negra, a programação inclui intervenção artística da Casa de Teatro Tauá Caá. Além de ter como objetivo impactar positivamente toda a Bacia do Rio Tarumã, a ação possibilita que todos se unam em prol da conscientização ambiental e da conservação dos corpos hídricos que são fundamentais para a preservação da Floresta Amazônica e para a manutenção de sua biodiversidade. 

Parte de um calendário de atividades que celebram as mudanças na embalagem de Sprite, que recentemente mudou sua icônica garrafa verde para transparente, o mutirão reforça o compromisso da The Coca-Cola Company por um mundo sem resíduos, facilitando a reciclagem do material. As iniciativas marcam também o engajamento da marca de refrigerantes ao programa Blue Keepers, que combate o lixo no mar, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. 

No total, já foram coletados cerca de 10 toneladas de resíduos somente nos estados que fazem parte da área de atuação da Solar Coca-Cola, que além do Amazonas inclui Pernambuco, Bahia e Ceará. Os mutirões já mobilizaram mais de 1 mil voluntários nos rios e praias que passaram.

Muitão Sprite
Muitão Sprite

Fomento a Reciclagem

De acordo com Renata Melo, diretora Regional da Solar Coca-Cola, as ações de limpeza no Rio Tarumã além de serem importantes por contribuir com a retirada de resíduos do ecossistema, são fundamentais também para a destinação correta desses materiais. “Enquanto fabricantes do Sistema Coca-Cola, assumimos a responsabilidade de fazer parte da solução, trabalhando para que as embalagens que produzimos tenham destinação correta. Na Solar, nós nos empenhamos em impulsionar a logística reversa por meio do Recicla Solar, um projeto que promove economia circular. Ações promovidas pelos Recicla Solar, ou mesmo como esta da marca Sprite, além de impedirem que toneladas e mais toneladas de resíduos acabem no meio ambiente, são importantes também para a conscientização do público em geral a respeito da gestão correta de resíduos”, destaca.

Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio do Recicla Solar, compromisso que também é alinhado ao Mundo Sem Resíduos, meta estabelecida pela The Coca-Cola Company, o objetivo é encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. 

Serviço: 

Data: 05 de setembro (terça-feira). 

Local: Marina do Davi, Ponta Negra – Manaus (AM).

Horário: 8h. 

Mais informações: https://www.instagram.com/projetoremadaambiental_/ 

Sobre a Solar Coca-Cola

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país e tem a ambição de ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas. Para isso, a companhia busca avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável. Saiba mais em www.solarbr.com.br.

Sobre Blue Keepers

Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020 visando conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulam no mar.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

Criado em 2003, o Pacto Global da ONU no Brasil hoje caminha para ser a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola — Capuchino Press