Parintins Notícias

Durante a atividade, técnicos do instituto realizam o diagnóstico das organizações presentes e uma palestra sobre associativismo e cooperativismo

Em Novo Airão, Idam promove ação de associativismo a produtores rurais locais

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Gerência de Apoio às Organizações de Produtores (Georp), promove, nesta quinta-feira (06/06), uma ação com agricultores familiares de Novo Airão (a 115 quilômetros da Manaus), com análise da documentação das organizações de produtores rurais e palestras sobre Associativismo, Autogestão na Prática e Liderança para Associações e Cooperativas.

O encontro será realizado das 8h às 16h, na Unidade Local (UnLoc) do Idam, localizada na Avenida Edson Bezerra, s/n, Novo Airão. A gerente da Georp, Bruna Maia, solicita que os agricultores compareçam ao local com a documentação das associações, que serão analisadas pelos técnicos do Idam.

“Na ocasião, a equipe realizará o diagnóstico das organizações presentes e, caso seja identificada a necessidade de alteração documental ou regularização cadastral, será disponibilizada a assistência técnica necessária para elas estarem em conformidade com o Código Civil. Esse encontro será muito importante, pois além de capacitar, também, visa a regularização das associações”, explicou a gerente.

Serviço

Durante a atividade, estarão em análise toda a documentação das entidades, abrangendo desde as atas de eleição e estatutos sociais até a situação cadastral perante órgãos reguladores, como o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Para as organizações já regulares, serão entregues certificados digitais, por meio do programa “Regulariza Mais Organizações”. O certificado é essencial para a participação nas políticas públicas voltadas para associações e cooperativas.

Será realizada, ainda, uma palestra para 25 participantes, que terão acesso a informações sobre o fortalecimento da agricultura familiar com o apoio das associações e cooperativas. No entanto, a gerente frisa que outros agricultores do município interessados em participar da atividade podem comparecer ao encontro.