Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Em novo formato, Parintins celebra Nossa Senhora do Carmo

Após 59 anos de uma multidão que aumentou a cada ano, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo iniciou hoje, 06 de julho, de forma diferente, a celebração em honra a padroeira de Parintins. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a coordenação do festejo elaborou uma programação diferenciada para manter o maior evento religioso do município.

Com igreja ornamentada e salva de fogos às 6h e também às 12h, a festa tenta manter o possível de sua tradicional programação, porém sem atividades sociais. O tão famoso arraial da Santa, que reunia uma multidão de devotos não vai acontecer este ano. A parte religiosa será mais fortemente celebrada, em especial, por meio de lives nas redes sociais.

Para o membro da coordenação da festa, André Nascimento, este ano a Diocese de Parintins iria celebrar os 60 anos da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, mas por conta da pandemia foi preciso realocar toda logística e mudar a temática, assim definida: “Maria, Mãe da consolação e da esperança” e o lema “Rogai por nós que recorremos a vós”.

Segundo André, a temática “aborda todas aquelas famílias que perderam e que estão com seus entes queridos em hospitais, aguardando essa consolação da nossa mãe maior e, principalmente, ansiosos de que esse momento vai passar”, explica.

O devoto de Nossa Senhora do Carmo, Nelson Nunes, 59 anos, participa dos festejos da Santa desde pequeno e pela primeira vez vê a Praça da Catedral praticamente vazia no dia 6 de julho. “A gente fica sem palavras. É comovente e a gente, sendo devoto desde criança, não podia deixar de estar aqui prestigiando. O que vale pra nós é o espiritual. Está no coração”, diz emocionado.

Com o cancelamento da programação social. As pessoas que dependia da festa para uma renda extra também sentem o prejuízo, como o vendedor Luan dos Santos, 27 anos. Ele trabalha na festa do Carmo desde os 12 anos e se mantém esperançoso. “A gente está tendo que se adaptar ao novo, mas a gente tem esperança que logo logo volte”, conta otimista.

A programação religiosa acontece todos os dias. A Catedral do Carmo ficará aberta para os fiéis das 8h as 14h. A partir das 18h acontece a reza do terço, seguido de novena e missa. Os eventos serão transmitidos pelas redes sociais da paróquia de Nossa Senhora do Carmo e rádio Alvorada. No dia 16, último dia da festa, após a programação religiosa haverá uma live com participação dos bumbás Caprichoso e Garantido, uma tentativa de manter parte da programação tradicional da festa em honra a padroeira de Parintins.

Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Eldiney Alcântara

você pode gostar também
Comentários
Loading...