Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Em Parintins, Wilson Lima entrega unidade de ensino e alcança a marca de 400 escolas revitalizadas na rede estadual

Desde 2019, mais de 66% da infraestrutura da rede estadual foi recuperada

Em pouco mais de 3 anos, 400 escolas da rede estadual foram revitalizadas pelo Governo do Amazonas. O governador Wilson Lima alcançou a marca ao entregar, nesta quarta-feira (15/06), a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Brandão de Amorim, em Parintins, totalmente revitalizada para a comunidade escolar.

O número representa mais de 66% das escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Para a recuperação da EETI Brandão de Amorim, foram investidos em torno de R$ 600 mil. Desde 2019, em Parintins, 16 escolas, do total de 21 unidades, já receberam os serviços de revitalização.

“Essa aqui é a escola de número 400, que nós estamos revitalizando no nosso governo. Nós temos algo em torno de 600 escolas na rede estadual de ensino e, uma das minhas preocupações, foi revitalizar todas as escolas, colocar ar-condicionado naquelas em que os alunos enfrentavam dificuldades”, afirmou Wilson Lima, durante a cerimônia de entrega da unidade de ensino.

A revitalização da unidade vai beneficiar 250 estudantes de ensino médio que estudam em tempo integral. A escola não recebia reparos grandes na infraestrutura desde que foi adaptada para o modelo de EETI.

O pacote de revitalização da unidade de ensino incluiu melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, serviços de pintura geral, troca de telhados, troca do forro e adequação dos espaços.

Agora, com a revitalização concluída, a Secretaria de Educação seguirá com investimentos para entregar à comunidade escolar uma quadra poliesportiva coberta.

Elizabeth Blanco , gestora do EETI Brandão de Amorim
Elizabeth Blanco , gestora do EETI Brandão de Amorim

EETI Brandão de Amorim

A gestora da unidade de ensino, Elizabeth Blanco, destacou a importância do trabalho para a comunidade escolar.

“Eu estou há dez meses na gestão da escola e a escola vinha necessitando dessa revitalização há bastante tempo. Inclusive, por exemplo, questão de chuva, chovia muito, então nós tivemos agora a troca de telhado e isso vai melhorar”, afirmou Blanco.

Desde 2018, o professor Venício Conceição dá aula na escola, que é uma das mais tradicionais no município. “Historicamente, Brandão é uma escola muito antiga de Parintins, uma das primeiras, são 60 anos. Então revitalizar um ambiente escolar tem o sentido de renascer, de se reconstruir. Vivemos numa pandemia muito difícil. Não só para a questão pedagógica dos nossos alunos, mas também no que diz respeito à questão do conhecimento”, lembrou.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc

-publicidade-